Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2012 - 12h56

Consulta ao valor do IPVA de SP ainda não está disponível, mas pode sair hoje

Publicidade

THIAGO SANTOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo ainda não disponibilizou em seu site os valores do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para o próximo ano, o que era previsto para ocorrer nesta quinta-feira (20).

De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, isso não ocorreu por ainda não terem sido definidos os valores do DPVAT (seguro obrigatório).

Ainda segundo a assessoria, há a possibilidade de oficialização desses valores ainda hoje. "Posteriormente a esta definição, os avisos de vencimento do imposto serão enviados aos proprietários dos veículos", informou nota oficial da secretaria.

Assim que for disponibilizada a consulta, o proprietário poderá saber o valor exato do tributo a ser pago e poderá gerar os boletos para pagamento do IPVA e do DPVAT. A consulta é feita com o número do Renavam do veículo e CPF do proprietário.

Por enquanto, o site da Secretaria da Fazenda informa somente a tabela para que o próprio proprietário de moto ou de carro possa fazer o cálculo do imposto devido. Para isso, deverá ter em mãos o documento do carro para informar a faixa do IPVA do veículo e o ano de fabricação.

O pagamento à vista, com desconto, será em janeiro, mas a data de vencimento depende do número final da placa do veículo.

O cálculo do IPVA leva em conta o tipo de veículo e o combustível. Veja abaixo quanto será o imposto para as 20 motos mais emplacadas neste ano, segundo a Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores). Donos de motos deverão pagar 5,08% menos de IPVA do que neste ano. A alíquota, é de 2%.

Para os carros, a redução foi de quase 10%. Essa queda no imposto dos veículos foi influenciada pela desvalorização do preço dos usados --que caíram para competir com os novos mais baratos. No pagamento à vista, em janeiro, o dono de veículo terá desconto de 3%.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página