Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2012 - 17h51

Acionamento de térmicas faz consumo de gás bater recorde em novembro

Publicidade

DO VALOR

O consumo de gás natural no Brasil atingiu 70,9 milhões de metros cúbicos por dia em novembro, recorde histórico e volume 41,5% superior ao registrado em igual período do ano passado, segundo levantamento da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado).

Para a entidade, o novo recorde se deveu ao acionamento das termelétricas após o nível dos reservatórios das usinas hidroelétricas cair a um nível abaixo do esperado para o período.

Só as térmicas consumiram 28,1 milhões de metros cúbicos diários de gás em novembro (39,6% do total consumido), volume ligeiramente inferior ao utilizado pelas indústrias (28,5 milhões de metros cúbicos diários, 40,2% do total).

No acumulado do ano, o consumo de gás natural subiu 18,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Abegás, os segmentos residencial e comercial mostraram um crescimento de 5,8% e 5,9%, respectivamente, e o setor industrial registrou redução de 1% devido à queda da atividade industrial. O segmento veicular também apresenta queda de 3%.

A região Sudeste continua liderando o consumo de gás natural no país, com média de 49 milhões de m3/dia, seguida por Nordeste (10 milhões de m3/dia), Sul (6,9 milhões de m3/dia), Centro-Oeste (2,8 milhões de m3/dia) e Norte (2 milhões de m3/dia).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página