Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2012 - 13h35

Consumo de energia pela indústria sobe em novembro após 5 quedas

Publicidade

DENISE LUNA
DO RIO

O consumo de energia pela indústria cresceu pela primeira vez em novembro, após cinco quedas consecutivas, informou a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) nesta sexta-feira (28).

A indústria brasileira consumiu 15.508 GWh (gigawatts-hora) no mês passado, 0,2% a mais do que no mesmo mês em 2011 e 0,6% maior do que em outubro 2012, informou a EPE.

No ano, o consumo industrial acumula alta de 0,3% contra igual período do ano passado.

Apesar da alta no SIN (Sistema Interligado Nacional), o consumo industrial ainda registra queda na região Sudeste (-1,4%) e Norte (-5,3%), compensadas pelas altas nas regiões Sul (6,8%), Centro-Oeste (1,3%) e Nordeste (1%).

O setor comercial foi a maior alta de consumo de energia em novembro, de 13,7%, enquanto o consumo residencial disparou 9,9%.

No total, o Brasil registrou alta de 6,3% no consumo de energia no mês passado, a maior do ano, para 38,7 mil GWh, acumulando em 2012 taxa positiva de 3,6%.

"A ocorrência de temperaturas elevadas impulsionou o consumo do setor de comércio e serviços e também das residências, que registraram a maior expansão do ano neste mês. Apenas na região Nordeste os resultados dessas duas classes de consumo não foram superiores a 10%", disse a EPE em nota.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página