Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 16h28

Térmicas geram um quarto da energia elétrica do país, diz ONS

Publicidade

DO RIO

As termelétricas continuam operando a carga plena e domingo geraram 23% da energia do sistema elétrico brasileiro, enquanto das hidrelétricas foram responsáveis por 73,8% do total de 51.700 MWmédios gerados, segundo boletim da operação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). O restante é fornecido por usinas nucleares e eólicas.

No documento, a instituição prevê chuvas para o Norte e o Nordeste nesta semana, o que pode melhorar o nível de águas das hidrelétricas nessas regiões, mas para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul a previsão é de chuvas abaixo das registradas na semana passada.

O aumento de chuvas na região Nordeste, a mais crítica do país, fez o ONS reduzir o custo da operação do sistema de R$ 477,81 o MWh na semana passada para R$ 304,56 MWh nesta semana até 1º de fevereiro, sexta-feira.

Os reservatórios das hidrelétricas seguem em níveis abaixo da série histórica, mas registram melhora principalmente em relação ao início do ano.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o nível de armazenagem dos reservatórios ontem (27) era de 35,38%, contra 28,9% em 1º de janeiro. No Sul, o nível era de 46,85%, ante 37,7% no início do ano, enquanto o Norte registrava 47,71% --acima dos 41,1% do início deste mês.

O subsistema Nordeste é o único a permanecer praticamente estável ao longo do mês, com nível de 31,33% ontem e 32% em 1º de janeiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página