Gratuitos, diários coreanos cobrem poucos temas
O principal diário coreano em São Paulo, "Bom Dia" na tradução do nome para o português, ainda não completou sete anos. E ainda está montando o seu site.
"Estaremos no ar em breve", diz Jae Sang, repórter e editor, um dos três integrantes da pequena Redação.
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Ele é distribuído gratuitamente nas lojas e nos restaurantes do Bom Retiro, o bairro coreano de São Paulo. Nas páginas carregadas de anúncios classificados, inclusive a capa, leem-se algumas poucas notícias reproduzidas de publicações da Coreia do Sul.
Um exemplo: em meio à crise recente de ameaça de guerra pela Coreia do Norte, destacou que os dois lados mantinham canais de negociação. De resto, noticia "eventos da comunidade".
O tabloide concorrente, "Top News", é igualmente gratuito e com pouco conteúdo próprio. Sua sede, no Bom Retiro, é uma sala.
A maior Redação coreana é a do site Nammiro, com cinco jornalistas, mais um correspondente em Seul.
Além de publicidade, o site tem apoio do governo sul-coreano. Publica noticiário de interesse não só para a comunidade em São Paulo, mas para leitores na Coreia do Sul. E funciona como sucursal para vários jornais e até emissoras de televisão sul-coreanas. (NELSON DE SÁ)
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