Menor, Oktoberfest espera dobrar receita em 2013
Com a venda prevista de 700 mil litros de chope, ou 1,4 litro por visitante, a Oktoberfest 2013 começa hoje com a expectativa de movimentar R$ 15 milhões, o dobro de 2012, e receber 500 mil pessoas ao longo do mês -70% mais do que a população de Blumenau, sede do evento.
Nesta 30ª edição da festa, a federação de comércio do Estado estima que sejam movimentados R$ 70 milhões na região do Vale do Itajaí com negócios como aluguéis de casas e transporte para turistas, que perfazem cerca de 60% dos participantes.
A alta perspectiva de faturamento é mantida a despeito da limitação de público na edição deste ano, que vai até o próximo dia 20.
Rafaela Martins- 20.set.2013/Folhapress | ||
Leandro Schmitt, da Das Bier, espera vender na festa mais do que os 30 mil litros de chope que sua cervejaria faz por mês |
Por segurança, o Ministério Público e os organizadores concordaram em restringir a capacidade máxima na Vila Germânica, local do evento, a 37,7 mil pessoas. Em 2012 o local chegou a receber 77 mil em um só dia.
A compensação deve vir do gasto dos turistas (quase 25% dos quais são paulistas), da cobrança inédita de ingressos para quem aparece de traje típico alemão (até 2012 só aqueles com roupas comuns tinham de pagar) e do consumo de alimentos e bebidas, esperam os organizadores.
Pesa na projeção o histórico etílico dos últimos cinco anos, quando o público da festa se manteve estável em torno de 500 mil pessoas mas a venda de chope saltou 74%, de 374 mil para 652 mil litros.
ARTESANAIS
O aumento do consumo vem acompanhado de mais espaço para as cervejarias artesanais, que duplicaram a participação no evento desde 2008 e já respondem por 50% da bebida oficial consumida nos 18 dias da festa.
No evento desde 2007, a Das Bier, de Gaspar (SC), espera comercializar na Oktoberfest mais do que produz em um mês inteiro (de 26 mil a 30 mil litros de chope).
Leandro Schmitt, um dos proprietários, diz que a festa é uma oportunidade de apresentar novidades ao público que busca bebidas especiais.
A local Wunder Bier alugou quatro tanques de 4.500 litros cada um e três de 600, esperando vender 40 mil litros durante o evento. "Por sermos uma marca de Blumenau, é quase uma necessidade estar na festa", afirma Mauro Pedrosa, gerente da cervejaria.
"É até uma forma de preservarmos uma receita [de chope] regional."
Já a artesanal Bierland quer superar a venda de 92 mil litros de chope e contratou 45 tiradores da bebida.
Segundo Eduardo Krueger, sócio da marca, a Oktoberfest representa 20% do faturamento anual da cervejaria.
Adquirida pelo grupo Brasil Kirin em 2008, a Eisenbahn, no evento desde 2005, não divulga seus números.
VERA FISCHER
Alugar um imóvel em Blumenau durante a Oktoberfest pode render ao proprietário até R$ 10 mil. De olho nesse extra, a servidora pública Flávia Neumann Barroso aluga há sete anos duas casas mobiliadas para os visitantes, com diária média de R$ 120 por pessoa.
Em uma delas, a dez minutos a pé do Parque Vila Germânica, a atriz e ex-miss Vera Fischer viveu na infância e na adolescência. Em 2011, Flávia registrou o recorde de hóspedes nas casas: 76.
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