Black Friday terá código de ética contra promoção 'metade do dobro'
Depois das críticas de consumidores na Black Friday de 2012, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) criou um código de ética para incentivar as lojas do comércio eletrônico a adotar boas práticas na edição deste ano do evento -uma tradição do comércio americano importada pelo Brasil e que oferece produtos e serviços descontos.
Na prática, os sites que aderirem ao código mostram que se comprometem a fazer um Black Friday "decente, com informações corretas, claras e precisas sobre as promoções", diz Pedro Eugenio, presidente-executivo do Busca Descontos, que trouxe o evento para o Brasil e que idealizou o código.
No ano passado, muitos consumidores reclamaram da "maquiagem de preços" realizada por alguns participantes: dias antes do evento aumentavam os preços dos produtos para reduzi-lo na Black Friday.
Assim, a redução observada no preço do produtos era apenas uma ilusão de desconto, já que o valor havia sido elevado dias antes.
Segundo Eugenio, houve 8.000 queixas no site Reclame Aqui, em 2012, referente às condutas das empresas.
Ludovino Lopes, presidente da Camara-e.net, diz que a empresa interessada em aderir ao código deverá preencher um formulário e passar pela avaliação do conselho, que vai decidir se aceitará ou não sua adesão.
"O conselho vai analisar se a empresa segue as normas atuais do comércio eletrônico e seu histórico de reclamações", diz Lopes. Até ontem, o presidente estima que mais de 20 empresas já tivessem preenchido o formulário.
Se a empresa for aprovada, poderá usar o "Selo Black Friday Seguro" (que identifica a adesão ao código). Lopes ressalta que, embora seja uma adesão voluntária, o selo vai mostrar o comprometimento da loja de atuar de forma transparente.
"É uma forma de separar as empresas boas das ruins."
Caso a empresa não siga o texto, poderá sofrer suspensão temporária ou definitiva do evento e cassação do direito de utilização do selo.
4ª EDIÇÃO
A Black Friday acontecerá na sexta-feira, dia 29, e terá com duração de 24 horas. Eugenio espera a participação de, ao menos, 120 empresas no site oficial do evento, entre elas Marisa, Sony, Netshoes, Hering, Colombo, Centauro, Walmart, Colcci e TAM.
"As empresas que representam 80% do faturamento do e-commerce participarão."
O site oficial (blackfriday.com.br) reúne as ofertas dos sites participantes, separando os itens por categoria.
Ao escolher e clicar no item que deseja, o consumidor é direcionado para o site da empresa, onde fará o pagamento do produto. Assim, as formas e as condições de pagamento dependem do site que está comercializando o produto.
Neste ano, espera-se que o faturamento de todo o comércio eletrônico na Black Friday seja de R$ 340 milhões.
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