'Black Friday' fatura R$ 174 mil; veja as mais reclamadas
A 4ª edição brasileira da 'Black Friday' faturou R$ 174 milhões nas primeiras 12 horas do evento, que começou à 0h desta sexta-feira (29), de acordo com dados da ClearSale, empresa de soluções para autenticação de vendas no e-commerce.
Até o início desta tarde, o site de reclamações Reclame Aqui disse ter recebido 1.785 queixas no site --desconsiderando as denúncias feitas no chat do portal. Assim, para cada queixa que recebe, a 'Black Friday' fatura R$ 97 mil.
Lojas já batem recorde diário de queixas durante a 'Black Friday', diz Reclame Aqui
Nas primeiras doze horas do evento, os consumidores realizaram 410 mil pedidos de compra pela internet, gastando, em média, R$ 425.
No portal da 'Black Friday' (www.blackfriday.com.br ) os itens mais procurados foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e games.
PROCON
Segundo o Procon-SP, os consumidores relataram problemas como instabilidade nos sites e preços aumentados, para dar a impressão que o desconto era maior do que o oferecido. O Procon-SP também registrou casos de esvaziamento dos carrinhos de compra virtuais no momento da conclusão da transação.
As reclamações foram registradas por meio da hashtag #deolhonaBlackFriday, utilizada nas redes sociais. De acordo com o Procon-SP, até às 17h30, 87 queixas foram compartilhadas por meio das redes sociais.
DESCONTOS
O desconto médio nos preços de produtos e serviços das lojas publicado no site do evento é de 20%. As informações são de uma análise feita pela Sieve --empresa especializada em inteligência de precificação no e-commerce-- que comparou a média histórica de preços nos últimos 90 dias com os preços das lojas disponíveis no site à 1h desta sexta.
As categorias que tiveram os maiores descontos foram: papelaria, moda e acessórios e casa e decoração.
"A procura pelo termo 'Black Friday' na internet no mês de novembro cresceu mais de 300% em relação a 2012", afirma Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, organizador do evento.
AS MAIS RECLAMADAS
Posição | SITES | Volume de reclamações* |
---|---|---|
1 | Extra | 409 |
2 | Ponto Frio | 307 |
3 | Submarino | 279 |
4 | Americanas | 189 |
5 | Casas Bahia | 138 |
6 | Walmart | 101 |
7 | Centauro | 98 |
8 | Saraiva | 78 |
9 | Magazine Luiza | 55 |
10 | Fast Shop | 48 |
FONTE: Reclame Aqui
*Número de reclamações registradas da meia-noite até as 17h39 de sexta-feira (29)
OUTRO LADO
Procurados, os sites www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e casasbahia.com.br reiteraram que "as ofertas divulgadas na promoção 'Black Friday' são legítimas".
O Magazine Luiza disse que busca a "máxima transparência e honestidade com o consumidor" e diz ter ampliado sua equipe de atendimento ao cliente para garantir o comprometimento com o site Reclame Aqui, no qual "tem excelente reputação com 100% dos casos atendidos".
O Walmart diz que "todas as dúvidas dos nossos consumidores no Reclame Aqui, no período indicado, foram esclarecidas" e que não registraram pedido de esclarecimento referente à 'Black Friday' através dos canais oficiais dos Procons.
A Saraiva informou que não pode se manifestar, pois até o momento ainda não foi notificada oficialmente sobre o assunto. Americanas e Submarino não quiseram comentar. A Centauro não respondeu.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 18/03/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +0,16% | 126.954 | (17h32) |
Dolar Com. | +0,55% | R$ 5,0249 | (17h00) |
Euro | +0,35% | R$ 5,457 | (17h31) |