Veja as tendências e o que deve sair de moda para as pequenas empresas
Se nada é mais poderoso do que uma ideia cuja hora chegou, como ensina a frase atribuída ao dramaturgo Victor Hugo (1802-1895), vale a pena saber quais são as informações que estão para conquistar o mercado.
Estar com a ideia do momento na cabeça e abandonar o que não funciona mais é uma vantagem competitiva para um pequeno empresário.
Em 2014, as eleições e a Copa certamente vão influenciar a maneira como serão feitos negócios —para o mal e para o bem. Seja trazendo dúvidas ao investidor que vai escolher um novo negócio no qual quer apostar, seja trazendo mais clientes para um hotel.
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Veja algumas das ideias cujas horas estão próximas.
INVESTIMENTO
HÁ DE VIR
O ano é de incerteza: as eleições fazem com que o dinheiro do governo seja mais escasso —deve haver menos editais de fomento às start-ups. O investidor privado também deve ficar mais receoso, segundo Bruno Rondani, do concurso Desafio Brasil, da FGV. Captar novos recursos nesse cenário será tarefa árdua.
É PASSADO
A presença de fundos estrangeiros interessados em novas empresas não deve ser como nos últimos anos.
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VAREJO
HÁ DE VIR
A Copa será positiva para o varejo brasileiro em 2014, na análise de Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo da FIA. O evento será "o embrião para novos negócios".
É PASSADO
Para as concessionárias: incentivada nos últimos anos pela redução de impostos pelo governo, a venda de automóveis, na previsão de Fouto, deverá cair consideravelmente já no primeiro trimestre do ano.
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INDÚSTRIA
HÁ DE VIR
Irá melhor quem investir em nichos.
"Não dá para massificar. O ideal é alcançar públicos específicos com produtos de alta qualidade", diz Jouseth Couri, do sindicato da pequena indústria.
É PASSADO
Para Fábio Silveira, da consultoria GO Associados, indústrias que usam mão de obra intensiva tendem a perder competitividade para as mais tecnológicas
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LEGISLAÇÃO
HÁ DE VIR
O STF irá decidir se as empresas podem fazer doações à campanhas políticas. Para Paulo Feldman, da Fecomercio-SP, os projetos e pedidos que as pequenas empresas enviam aos parlamentares não são aceitos "porque quem contribui com as campanhas são grandes corporações".
É PASSADO
A lei que define o teto de faturamento para enquadramento no Simples precisa ser revista.
Pedro Ladeira - 11.dez.2013/Folhapress |
Sessão do STF que começou a julgar ação que visa à proibição do financiamento de campanhas políticas por empresas |
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SERVIÇOS
HÁ DE VIR
Os serviços não tiveram grande crescimento em 2013. Mas dentro do setor há áreas que podem ir bem, como transportes e hotelaria. "Esses serviços foram beneficiados não só pela Copa, mas também pelo fortalecimento da classe média", diz o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
É PASSADO
Empresas que oferecem capacitação profissional e apoio operacional devem crescer menos, pois já se expandiram em preparação para a Copa, diz o Sebrae.
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FRANQUIAS
HÁ DE VIR
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) prevê que em 2014 as franquias cresçam 12% em faturamento, puxadas principalmente por bandeiras dos setores de saúde e beleza, alimentação e serviços domésticos.
É PASSADO
O coordenador de estudos de varejo da ESPM, Ricardo Pastore, diz que as franquias de hipermercados perderam fôlego, pois pessoas abandonaram o hábito de fazer grandes compras, preferindo lojas de bairro.
Alessandro Shinoda/Folhapress | ||
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INTERNET
HÁ DE VIR
Na Ásia, na Europa e nos EUA cresce muito o uso do telefone para comparar preços ou fazer compras. Isso se chama "omnichannel". As empresas de varejo on-line vão ter que se adaptar, afirma Pedro Guasti, da consultoria E-bit.
É PASSADO
Não é mais preciso convencer alguém a comprar pela web. Só não compra quem não tem poder aquisitivo. O medo já passou, diz Guasti.
Mike Segar/Reuters |
Empresas precisam se adaptar para a busca de informações e compra de produtos pelo celular |
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EXPORTAÇÃO
HÁ DE VIR
O diretor da Apex (agência para ajudar a exportar) Ricardo Santana afirma que quem quer começar a exportar precisa olhar para "Colômbia, Chile, Uruguai e Peru, que estão crescendo". Ele diz que, para quem já tem alguma experiência em mercados estrangeiros, 2014 deve ser um bom ano nos EUA.
É PASSADO
Segundo Santana, empresas precisam parar de atuar fora do país sem tentar entender o contexto diferente de cada região.
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EVENTOS
HÁ DE VIR
Em um ano normal, 65% dos investimentos em eventos acontecem no segundo semestre, diz Kito Mansano, da Associação de Marketing Promocional. Mas 2014 não é um ano normal. O primeiro semestre vai ser mais importante. A dica é correr.
É PASSADO
Grandes shows não fecham as contas só com a bilheteria. "A tendência é não ter mais. Eles são muito arriscados", afirma Mansano.
Adriano Vizoni/Folhapress |
A cantora americana Madonna em apresentação no estádio do Morumbi, em São Paulo |
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Atualizado em 23/04/2024 | Fonte: CMA | ||
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