Comercial de cerveja causa polêmica ao mostrar pelo nas axilas como 'toque francês'
Uma propaganda da cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, lançada na internet, causou polêmica ao mostrar uma mulher com pelo nas axilas –traduzido em forma de urso, símbolo da marca.
O vídeo promove uma cerveja especial para a Copa do Mundo no Brasil em homenagem à seleção francesa na Copa. Ribeirão será subsede do mundial e vai abrigar a seleção francesa.
Nele, a cervejaria apresenta uma "brasileira com um toque francês". A propaganda, lançada na segunda-feira, alcançou ontem 29.500 visualizações.
Nas redes sociais, a Colorado foi acusada de machismo e de estereotipar culturas e gêneros. "Esperava, como uma fiel cliente da Colorado, ver a mulher retratada como consumidora da cerveja e não como objeto", disse uma consumidora na internet.
A cervejaria também foi criticada por utilizar uma "velha tática" das marcas de cerveja ao usar mulheres para promover o produto.
Após a polêmica, a cervejaria divulgou uma carta aberta aos consumidores em que diz esperar que o "bom humor" prevaleça e que a intenção do vídeo era apostar na criatividade e irreverência.
'CRÍTICA AO TRADICIONAL'
"A mulher que construímos para o vídeo é forte, linda e disposta a provocar os franceses. Ela personifica uma brincadeira com uma conquista muito importante das mulheres", diz a carta, em referência ao movimento feminista da década de 70.
Responsável pela peça publicitária, Rodrigo Leão disse que o vídeo é uma crítica às propagandas tradicionais de cerveja.
"Nenhuma cerveja industrial teria coragem de botar uma moça peludona no seu comercial porque eles tentam a analogia simplória entre o prazer do sexo e da bebida", disse o publicitário.
"Os machões da cerveja industrial tem medo de uma mulher independente que não se depila", afirmou.
Apesar da polêmica, a Colorado disse que não tem intenção em tirar o vídeo da internet e inclusive planeja uma nova peça publicitária que seria a "resposta" dos franceses à provocação.
CERVEJA
A cervejaria de Ribeirão Preto desenvolveu uma receita especial para homenagear a seleção francesa, que se hospedará na cidade.
Com o nome de Allez Les Bleus –expressão usada pela torcida francesa para estimular a seleção– o rótulo é uma variação da Cauim, cerveja que leva farinha de mandioca e é o maior sucesso da cervejaria.
Para adaptar a receita ao gosto dos franceses, foram acrescidos lúpulos da região da Alsácia para conferir um aroma floral e amargor mais acentuado.
Veja o comercial da Colorado:
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 24/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | -0,32% | 124.741 | (17h34) |
Dolar Com. | +0,38% | R$ 5,1487 | (17h00) |
Euro | -0,14% | R$ 5,5142 | (17h31) |