Motéis, lojas e bares tentam 'antecipar' Dia dos Namorados
Restaurantes, bares, lojas e motéis aderiram a uma campanha para convencer os casais a antecipar a comemoração do Dia dos Namorados, que cai no mesmo dia da abertura da Copa do Mundo.
Com medo de que a data seja deixada "em segundo plano", as empresas querem antecipar a comemoração para o dia 11 de junho.
A campanha, batizada de "Movimento 11", teve até esta terça-feira (27) adesão de 11 redes de restaurantes, lojas e associações de motéis.
De acordo com Cristiano Fonseca, diretor de marketing da Brahma, a ideia surgiu na Ambev em 2013.
No entanto, a adesão dos empresários começou a ocorrer após perceberem que poderiam ter redução no faturamento usual dessa data.
A campanha também tenta convencer os casais pelo lado emocional. Entre os motivos elencados no site do Movimento 11 estão "sou tão romântico que não posso esperar até o dia 12", "senão posso ser eliminado antes mesmo da fase de grupos".
De acordo com Fonseca, a exigência é que os parceiros da campanha ofereçam algum benefício aos clientes.
Alpino/Folhapress | ||
O diretor administrativo da Abmotéis (Associação Brasileira de Motéis), Antonio Carlos Morilha, disse que o Dia dos Namorados é o mais importante para o setor. O aumento é de até 50%, em comparação com fins de semana.
"Nossa principal data de faturamento se tornou uma incerteza com a Copa, mas a campanha caiu perfeitamente. Ela cria duas oportunidades para as comemorações."
A rede Aplebee's, que tem 13 restaurantes no país, diz que o Dia dos Namorados aumenta em 30% seu movimento. O gerente de marketing, Hermelindo Fuglini, disse que a campanha ganhou força com o fato de o dia 12 ser feriado. "As pessoas vão aproveitar que dia 11 será véspera de feriado. Alguns podem começar a comemorar no dia 11 terminar no dia 12."
O Dia dos Namorados, no entanto, não impulsiona as vendas do comércio em geral, segundo a Federação do Comércio de São Paulo, com base em dados dos últimos cinco anos.
A entidade espera um junho mais fraco que o do ano passado, por causa da alta dos juros, da desconfiança do mercado consumidor e pela "distração" dos jogos da Copa do Mundo.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 18/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | 0,00% | 124.163 | (16h37) |
Dolar Com. | +0,06% | R$ 5,2458 | (16h43) |
Euro | +0,23% | R$ 5,5983 | (16h31) |