Na era das start-ups a peso de ouro, empresas buscam saber seu preço
Quando um dos sócios de Ivan Mizutori, 36, decidiu sair da consultoria ambiental Ekman, o empresário se deu conta de que não sabia quanto o negócio valia.
Em cinco anos, essa pergunta nunca passou pela cabeça dele. Mas, como tudo no mundo, empresas também têm seu preço, e essa informação serve tanto para situações em que há saída ou entrada de sócios (para definir a parte que cabe a cada um), quanto para venda, fusão ou investimentos.
Como o cálculo (chamado de "valuation") nem sempre é simples, há consultorias especializadas no serviço. Elas atuam, principalmente, em situações mais delicadas, envolvendo de conflito entre sócios a negociações milionárias. Na Ekman, Mizutori e a sócia Manuela Rahy concordaram com a indicação da Gordon Valuations, feita pelo sócio de saída, para evitar problemas.
Agora, Mizutori acha que pode reaproveitar a informação caso receba uma oferta de compra da Ekman.
Fabio Teixeira /Folhapress | ||
Os sócios Ivan Mizutori e Manuela Rahy, da consultoria ambiental Ekman, na sede da empresa, no Rio |
"Geralmente, quem compra não consulta avaliação. Quem se vende é quem quer saber seu valor", afirma Fernando Cabral, avaliador da Gordon Valuations.
Segundo ele, muitos empresários entendem que o valor da empresa é a parte física (o maquinário, por exemplo) e esquecem do intangível, como sua clientela. Isso os leva a vender o negócio por menos do que valem.
SETOR AQUECIDO
Há diversas metodologias para chegar ao preço de um negócio. A mais comum é a de fluxo de caixa descontado (veja mais abaixo).
Operações de venda e fusão costumam se aquecer em crises, diz Alexandre Gorla, avaliador da Saffi Consultoria. A piora recente dos indicadores econômicos deixa as empresas mais baratas e, assim, mais atraentes para compra, o que tem aumentado a demanda pelo serviço.
Na empresa de TI Inmetrics, o cálculo foi requisitado depois da compra de duas companhias, como forma de "boas práticas contábeis", segundo o contador Rildo Siqueira, 33. "Fizemos isso para garantir ao mercado que o preço que pagamos é confiável, auditado por um órgão isento", afirma Siqueira.
Outra utilidade do "valuation" é a entrada de novos investidores, que precisam ter segurança na informação de quanto do negócio estão adquirindo. Foi com esse propósito que Antonio Leme Júnior, 33, pagou R$ 70 mil pelo cálculo do valor da Maquira Dental Product, indústria de equipamentos odontológicos localizada no Paraná.
Além do preço, o serviço diagnosticou falhas na área de contabilidade da indústria e ajudou na elaboração de planos de expansão.
Entre organizações de maior porte, o cálculo é feito periodicamente para avaliar se estão gerando valor a seus acionistas, diz Marcus Mazetto, consultor da BWAG.
"Isso é comum, principalmente quando elas rompem a barreira de pequena para média", diz Mazetto, que cobra a partir de R$ 50 mil.
Mas, no caso de empresas menores, fazer esse tipo de avaliação não vale a pena, além de ser dificultado pela falta de controle sobre faturamento e gastos exatos, diz o professor Newton Campos, da Fundação Getúlio Vargas.
Gorla acrescenta que a prática pode ser usada para melhorar a gestão, ao calcular o potencial de incremento ou redução de valor que um novo projeto ou decisão estratégica pode ter sobre o negócio.
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O TAMANHO DO NEGÓCIO
Especialistas explicam algumas metodologias para calcular o valor de uma empresa:
1 - Capital comparado
No modelo 'fluxo de caixa descontado', projeta-se quanto dinheiro vai passar pelo caixa da empresa daqui 5 ou 10 anos, subtraindo a taxa de desconto (baseada no retorno que esse montante traria se investido de outra forma) e converte-se o resultado para valores presentes. Leva em conta tanto ativos físicos (equipamentos) quando intangíveis (valor da marca).
2 - Capital de risco
Usado para calcular o valor de start-ups, entre as quais é comum não haver nenhuma receita. Neste caso, a avaliação é feita com base nas taxas de retorno esperadas no momento em que o investidor retirar seu dinheiro; método também leva em conta a inovação que prometem e a experiência da equipe.
3 - Capital no mercado
Definido pelo cruzamento entre oferta e demanda, o método 'valor de mercado' reflete movimentos de leilões e pregões de bolsa de valores (para empresas de capital aberto).
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