AB InBev aprova oferta de mais de US$ 100 bilhões por cervejaria SABMiller
Justin Tallis/AFP | ||
Garrafas de cervejas produzidas pela AB Inbev e pela SABMiller |
A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, lançou sua oferta oficial de mais de US$ 100 bilhões pela SABMiller nesta quarta-feira (11) e concordou com a venda da fatia da rival na norte-americana MillerCoors, em uma tentativa de obter aprovação regulatória para a união.
A AB InBev disse que concordou em vender a fatia de 58% da SABMiller na MillerCoors para o outro principal acionista do negócio, a Molson Coors, por US$ 12 bilhões (a MillerCoors é uma joint venture entre a Molson Coors e a SABMiller nos Estados Unidos).
A AB IBev, cuja aquisição da SABMiller seria uma das maiores fusões da história corporativa, disse esperar alcançar US$ 1,4 bilhão em economias anuais por sinergias quatro anos após a conclusão do acordo, projetada para o segundo semestre de 2016.
O processo deve demorar um ano, dada a complexidade do acordo, que envolverá negociar com autoridades regulatórias de diferentes partes do planeta.
A nova gigante de cervejas combinaria as marcas Budweiser, Stella Artois e Corona, da AB InBev, com Peroni, Grolsh e Pilsner Urquell, da SABMiller, e fabricaria quase um terço da cerveja mundial, diminuindo as principais competidoras como Heineken e Carlsberg.
GUERRA DA CERVEJA - Divisão do mercado da cerveja, em %
A aquisição, que o Conselho da SABMiller aceitou provisoriamente no mês passado, seria a maior de uma companhia baseada na Grã-Bretanha.
Ao comprar a SABMiller, a AB InBev adicionaria mercados da América Latina, como Colômbia e Peru, e entraria na África, em um momento em que alguns de seus mercados domésticos, como os Estados Unidos, estão enfraquecendo, conforme consumidores preferem cervejas artesanais e drinques.
Com base nos preços de fechamento das ações na terça-feira e taxas de câmbio atuais, a oferta vale 70 bilhões de libras, ou US$ 106 bilhões.
BRIGA PELO COMÉRCIO - AB Inbev fez proposta de compra da Miller
CONCORRÊNCIA
Analistas acreditam que outros ativos terão de ser vendidos para responder a preocupações quanto à concorrência. Eles acreditam que entre os ativos passíveis de venda esteja a participação da SABMiller em uma joint venture com a China Resources Enterprise, que produz a Snow Beer, a cerveja mais vendida do mundo em termos de volume.
Sobre a compra, o presidente-executivo da AB InBev, Carlos Brito, disse: "Acreditamos que essa combinação venha a gerar oportunidades significativas de crescimento e que criará mais valor, beneficiando a todas as partes interessadas".
"Ao unirmos nossos recursos, construiremos uma das maiores companhias mundiais de bens de consumo", afirmou.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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