Proteste vê amadurecimento do consumidor na Black Friday brasileira
Já consolidada no calendário do Brasil, a Black Friday, que inicia nesta sexta-feira (27), pode trazer ganhos reais para o consumidor mais atento. Passado o entusiasmo inicial das primeiras edições, quem pretende aproveitar os descontos tem se preparado melhor para o dia oficial do saldão.
"Com a recessão, as pessoas estão mais preocupadas com o orçamento. Estão pesquisando mais para ver se a promoção é realmente vantajosa", diz Maria Inês Dolci, porta-voz da Proteste (Associação Brasileira do Consumidor).
A expectativa da associação é que haja menos problemas do que nas edições anteriores. Dolci recomenda que o consumidor fique atento a questões como o prazo de entrega, que esteve entre as principais reclamações da edição de 2014.
"O consumidor tem que documentar a compra. Guardar os comprovantes. Se a empresa não cumprir o prazo de entrega, será punida," esclarece.
Antes da data oficial da Black Friday, muitas empresas aproveitaram a expectativa dos clientes para antecipar os descontos, com liquidações ao longo do mês de novembro.
"Há um estoque grande que as empresas querem se livrar. É importante o consumidor ficar atento às características do produto", diz Dolci. Um celular com memória interna vai sair mais barato do que o modelo com maior capacidade de armazenamento, por exemplo. A voltagem elétrica do produto -110V ou 220V -também interfere no preço de alguns itens.
"Tem que checar também se o modelo não vai sair de linha e se tem assistência técnica disponível. Caso contrário, a compra deixa de ser vantajosa", completa a porta-voz da associação.
Com a antecipação das liquidações em novembro, quem iniciou as pesquisas de preços dos itens desejados pode ter um panorama do que esperar durante a Black Friday. A dica de comparar os valores também é válida para quem não se preparou previamente. Antes de finalizar a compra, é recomendado passar por outras lojas e checar as ofertas.
"Tem que controlar a ansiedade. Na dúvida, não compre".
PROCON
O Procon-SP fará um plantão especial para atender os clientes da Black Friday. O atendimento especial começa às 19h desta quinta-feira (26) e se estenderá até a meia-noite da sexta-feira (27). São 29 horas ininterruptas de auxílio aos clientes lesados durante as promoções.
Para registrar as queixas, o Procon manterá canais abertos no site, nas redes sociais (Facebook e Twitter ) e pelo número 151, que funcionará apenas na cidade de São Paulo.
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