Com pontos, é possível presentear no Natal sem colocar a mão no bolso
Os pontos acumulados em programas de fidelidade podem aliviar também o bolso de quem pretende dar presentes neste Natal. A dificuldade de trocar o produto resgatado em pontos, no entanto, exige estudar melhor o perfil do presenteado, alertam consultores ouvidos pela Folha.
A troca ou a devolução de produtos segue a lei do arrependimento de compra pela internet e só pode ser feita em até sete dias após a data de entrega.
Com até 10 mil pontos, é possível resgatar desde uma mochila de R$ 100 até um tênis de corrida encontrado por cerca de R$ 160 no mercado (veja mais exemplos ao lado).
"Não acho constrangimento algum usar esses pontos para fazer as compras de Natal. Melhor do que deixar esse bônus expirar", avalia a planejadora financeira Annalisa Dal Zotto, da Par Mais, empresa de gestão de patrimônio.
Uma opção para quem vai presentear é trocar pontos por vales-presente de lojas como Netshoes, Marisa ou assinatura trimestral do Xbox Live, o serviço de jogos on-line do console Xbox. A opção é oferecida pelos programas Dotz e Multiplus.
Outra dica é usar os pontos para resgatar artigos que podem ser usados em um amigo oculto, diminuindo os gastos. A orientação é resgatar um artigo que sirva para mais de um perfil na festa, como um eletrônico, filme ou livro. Para ninguém ficar com algo que não gostou, pode-se criar a possibilidade de "roubar" os presentes do outro, diz.
PARA A CASA
Se a prioridade for renovar os eletrodomésticos ou eletrônicos, também é possível usar os pontos. O dinheiro que o consumidor gastaria comprando esses artigos pode ir para uma reserva financeira.
Na Multiplus, o item mais resgatado entre julho e setembro foi o Chromecast, do Google, aparelho que transforma televisores comuns em TVs inteligentes. Em seguida vieram cafeteiras que funcionam com cápsulas e um processador de alimentos.
Já na Dotz os vale-compras aparecem em primeiro lugar, seguidos de eletroportáteis.
ESCOLHA O PROGRAMA
Concentrar o acúmulo dos pontos em um ou dois programas de fidelidade ajuda a resgatar mais produtos ou itens mais caros.
Depois de eleger um programa, o consumidor deve verificar quais são as empresas que ajudam a acumular mais pontos.
Por exemplo, fazer compras na farmácia que tem parceria com o programa de fidelidade.
O cartão de crédito também é um forte aliado. "Há quem decida pagar anuidade mais cara no cartão para aumentar o acúmulo de pontos. Tem que fazer as contas para saber se faz sentido", diz Annalisa Dal Zotto, da Par Mais.
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