Para conseguir crescer em 2016, empresa adota modelo de franquias
Em dezembro, o Varanda Gourmet abriu sua primeira unidade franqueada em Mogi das Cruzes, no interior paulista. Em 2016, no entanto, é que a expansão vai ganhar fôlego, já que estão previstas mais cinco inaugurações.
Inicialmente, o plano prevê novas lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro e, a partir de 2017, as regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte entram no radar da empresa.
Dárcio Lazzarini, 30, sócio-diretor do Varanda Gourmet - estabelecimento fundado em 2012 na capital que reúne hamburgueria, empório e rotisserie -, diz que a opção pelo sistema de franquias se deu por duas razões principais.
A primeira delas é contar com um dono em cada unidade. "Difícil crescer em outros lugares de outra forma, pois teríamos que ter gerentes muito bem treinados. O dono opera com mais afinco", acredita.
Eduardo Anizelli/Folhapress | ||
Dárcio Lazzarini, sócio-diretor do Varanda Gourmet |
A segunda é usar o capital dos franqueados - ao invés de recursos próprios - para crescer. Para formatar o modelo foram investidos cerca de R$ 3 milhões.
Apesar da crise, Lazzarini enxerga um bom momento para ampliar os negócios. "Temos um diferencial competitivo em relação a preço", diz.
"Não somos os mais baratos do mercado, mas na relação custo e benefício somos uma boa opção para o consumidor, que acaba fazendo mais contas e quer economizar em tempos difíceis."
Antes de partir para a expansão por franquia é importante que o empreendedor tenha certeza de que o conceito de negócio gera resultados minimamente atraentes.
"Não dá para fazer um franqueado de cobaia, ainda mais em um período como o que estamos atravessando", alerta Marcelo Cherto, 61, presidente da Cherto Consultoria.
Depois, para o negócio dar certo, é preciso escolher franqueados que tenham o perfil adequado para implantar, operar e gerir o negócio de acordo com os padrões estabelecidos pela franqueadora.
O investimento inicial em uma unidade do Varanda Gourmet fica em R$ 400 mil e o prazo de retorno estimado é de 20 meses. A expectativa é que cada franqueado fature cerca de R$ 200 mil por mês.
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