Vendas de roupas para cachorros triplicam no inverno
Vestir roupas em cães no verão pode ser considerado um luxo ou uma bobagem, mas, no inverno, chega a ser necessidade, segundo alguns donos de bichos. As vendas de blusas, capas e outros apetrechos triplicam no período.
A estação fria é a época de negócios aquecidos para os empresários do ramo –que inclui 5.000 pet shops só em São Paulo. Além do crescimento de vendas, é a chance das lojas fisgarem novos clientes, que aderem à moda pet por necessidade, mas acabam se tornando consumidores fiéis dos acessórios.
Fabricante de roupas e acessórios, a Bichinho Chic distribui para mais de 3.000 mil lojas. "No inverno, as nossas vendas são mais do que o triplo", diz a diretora Cirlei Ribeiro Cunha, fundadora da marca que começou, em 1999, produzindo nas horas vagas.
GRIPE
"Quando a temperatura cai, mesmos os donos que são contra colocar roupa nos animais acabam se rendendo, porque os cachorros tremem demais e ficam gripados", afirma Fabiana Ribeiro, proprietária da Deluxe Moda Pet, fundada em 2011, que atende 425 pet shops em sete estados.
Danilo Verpa/Folhapress | ||
Ana Lúcia Longo Deodato e Gizela Giampietro, sócias da Urban Dogs, em pet shop de SP |
Um dos motivos para o crescimento significativo das vendas é que os donos dos animais muitas vezes levam mais de uma peça. Além disso, parte da demanda vem dos proprietários de cães de grande porte –como labradores, rottweiler e boxers– que não costumam comprar acessórios no calor, mas que recorrem às roupas no frio.
"No verão, temos apenas quatro modelos para cães grande. No inverno, são oito opções para eles", diz, Cunha, da Bichinho Chic.
Neste mês de junho, as vendas na loja on-line Moda Pet aumentaram 39% na segunda semana (quando a temperatura começou a cair) comparada à primeira. "No verão, as compras são de fantasias, acessórios, já no frio os donos procuram roupas com tecidos grossos e cobertores", diz a empresária Nathana Mezzalira Malagolini.
Peças feitas em moleton, lã e plush são as que fazem mais sucesso nessa época do ano, mas há exceções.
'TECIDO ORGÂNICO'
Lançada há um ano a marca Urban Dogs trabalha com tecidos orgânicos e reciclados, como fibras de garrafas pet e lonas de caminhão. A ideia da dupla de sócias Ana Lúcia Longo Deodato e Gizela Giampietro era criar uma linha artesanal e mais sofisticada."Não se trata de humanizar o pet, mas sim de proporcionar carinho e conforto. Para nós, é uma maneira de cobrir um filão de mercado sazonal", diz Giampietro.
Para o veterinário e gerente do Sebrae-SP, Ricardo Borgheresi Calil, o ramo tem espaço para expandir, e o inverno é uma ótima oportunidade para ampliar o público consumidor de moda pet.
Ele alerta, porém, para o fato de que o empreendedor precisa estar atento à sazonalidade e se preparar para so período de poucas vendas no verão. "O inverno é o período de fidelizar o cliente. Os animais recebem elogios e isso agrada o pet e o dono", diz Cunha, da Bichinho Chic.
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