P&G vai mudar a estratégia de publicidade no Facebook, diz WSJ
Dado Ruvic - 14.ago.13/Reuters | ||
Homem usa aplicativo do Facebook no smartphone |
Procter & Gamble Co., o maior anunciante do mundo, vai diminuir a quantidade de anúncios no Facebook depois de verificar que a estratégia tem eficácia limitada.
Segundo matéria do jornal "Wall Street Journal", a P&G investiu muito em anúncios na rede social, justamente, por reconhecer que Facebook passou anos desenvolvendo a sua capacidade de concentrar consumidores com base em dados demográficos, hábitos de compra e marcos da vida.
Marc Pritchard, diretor de marketing da P&G, disse que a empresa percebeu que levou a estratégia longe demais. "Agora vamos investir em publicidade que nos renda o máximo alcance e tenha maior precisão", disse o executivo ao "Wall Street Journal".
Pritchard disse que a P&G não vai cortar gastos com o Facebook, mas terá uma estratégia mais direcionada, como anúncios de fraldas para gestantes. Ele disse que a empresa aumentou os investimentos em sites e plataformas digitais tradicionais e está reduzindo a publicidade em sites menores.
Facebook começou a trabalhar com anúncio segmentado em 2007, quando tinha menos de 60 milhões de usuários ativos. No momento, a sua principal plataforma de marketing são as páginas dos usuários em que as empresas promovem gratuitamente seus produtos.
No ano passado, o Facebook arrecadou US$ 17,08 bilhões em receita publicitária, aumento de 49% em relação a 2014 e detinha uma base de 1,7 bilhão de usuários ativos mensais.
A P&G gasta aproximadamente US$ 7,2 bilhões em publicidade por ano em todo o mundo e já informou que planeja aumentar essas despesas neste ano.
O esforço da companhia para melhorar o alcance dos anúncios é evidente. Perto do final do ano passado a empresa começou a apostar mais em anúncios em televisão, de acordo o WSJ.
Durante o primeiro trimestre de 2016, os gastos com publicidade da empresa saltaram 11%, para US$ 429 milhões, informou a consultoria Kantar Media.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 18/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +0,02% | 124.196 | (17h38) |
Dolar Com. | +0,15% | R$ 5,2507 | (17h00) |
Euro | +0,23% | R$ 5,5983 | (17h31) |