Executivos de jornais debatem em evento em SP desafios do setor
Moacyr Lopes Junior/Folhapress | ||
Os executivos de Redação Sergio Dávila (Folha de S.Paulo), João Caminoto (O Estado de S. Paulo), Chico Amaral (O Globo) e Marta Gleich (Zero Hora) |
Os executivos das principais Redações brasileiras, reunidos pela conferência da Associação Internacional de Mídia Jornalística (Inma, na sigla em inglês), detalharam nesta quarta (23) os desafios que vêm enfrentando e as respostas buscadas.
Marta Gleich, diretora de Redação do "Zero Hora", citou, como "principal movimento até agora" no jornal gaúcho, o lançamento da "superedição de fim de semana", reunindo as edições de sábado e domingo, com ganhos nos custos de logística, por exemplo, sem perda de leitores.
Chico Amaral, editor-executivo de "O Globo", detalhou as mudanças de operação e da própria cultura da Redação neste "momento de transição".
João Caminoto, diretor de Jornalismo de "O Estado de S. Paulo", afirmou que já é possível chegar a algumas "certezas" no debate sobre os desafios dos jornais, mas restam muitas "incertezas".
Entre as certezas, "o bom jornalismo continuará sendo o alicerce" e "o ramo é permeado de dogmas que inibem inovações". Entre as incertezas, citou o modelo de negócios para o setor, ainda em discussão no mundo, e "o futuro do impresso".
Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, concentrou os desafios em cinco principais. O primeiro é identificar o que é crise conjuntural, da economia, e o que é crise estrutural, do próprio setor, para responder com as ações mais adequadas.
Outro é quanto ao tamanho das Redações, que vêm diminuindo. Uma das respostas para a redução, diz ele, é a busca de parcerias de qualidade. O terceiro desafio é a relação com as redes sociais, que precisa ser "mais igual", não pode se restringir à troca de conteúdo por audiência.
Sobre o papel do jornalismo profissional num ambiente digital em que "tudo tem a mesma estridência, tudo é manchete", defendeu priorizar seleção e curadoria.
O quinto e último desafio é modelo de negócios. Dávila diz que trazer mais receitas não é função direta da Redação, mas defendeu "diversificar e ampliar fontes baseadas em conteúdo". Citou experiências bem-sucedidas da Folha com seminários e conteúdo patrocinado.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Calculadoras
O Brasil que dá certo
s.o.s. consumidor
folhainvest
Indicadores
Atualizado em 22/04/2024 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +0,35% | 125.573 | (17h31) |
Dolar Com. | -0,57% | R$ 5,1692 | (17h00) |
Euro | -0,53% | R$ 5,541 | (17h31) |