Estandes temporários tentam conquistar cliente permanente
Zanone Fraissat/Folhapress | ||
Marcella Franke, gerente comercial da Azenka, em quiosque instalado em Heliópolis (SP) |
Para alavancar as vendas neste Natal, algumas lojas estão apostando em espaços físicos temporários para divulgar seus produtos e ampliar a base de clientes.
A CPTM e o Metrô de São Paulo observaram este filão de mercado e, neste ano, reforçaram sua atenção para as festas de final de ano.
A Estação Panetones, que tem três pontos permanentes no Metrô, abriu a primeira loja temporária da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Inaugurada há 15 dias, ela ficará na estação Brás até o final de janeiro.
"Diariamente olho os sites do Metrô e da CPTM, onde são publicadas as licitações", diz o dono da Estação Panetones, Claudionei dos Santos.
A aposta que a CPTM faz é justamente baseada nos bons resultados do Metrô. Em 2015, eram seis estações ocupadas no período do Natal. Neste ano, são 13. Os projetos sazonais de Natal representarão um crescimento de 2% a 4% no faturamento da empresa.
As opções são variadas: máquina de produtos, estandes abertos, lojas e quiosques. Os preços variam de acordo com o fluxo de passageiros da estação.
Todas as modalidades de ações temporárias tiveram aumento de procura este ano. "A área de estética tem tido uma procura muito grande, o que faz sentido, já que 56% dos usuários do metrô são mulheres", afirma Luiz Sales, chefe do departamento de negócios do Metrô.
FIDELIZAR
O mais importante é estudar o local, explica o publicitário Marcio Franco, da Agência Tudo. "Às vezes, você vende muito, mas passando a sazonalidade não vende mais, porque não fidelizou o cliente. É preciso entender onde está seu público alvo."
Pensando nessa estratégia, a marca de cosméticos Azenka escolheu Heliópolis, na zona sul de São Paulo, para colocar balcões de venda de seus produtos. A ideia da empresa, com sede em Fortaleza, é também angariar novos revendedores para fortalecer seu nome no Sudeste.
Por isso, os balcões estarão atrelados a palestras sobre empreendedorismo feminino. "Buscamos um lugar com uma grande quantidade de pessoas", explica a gerente comercial, Marcella Franke.
Na luta para chamar a atenção, há quem aposte na emoção do Natal. A agência de publicidade MCM Brand Experience criou um pacote de serviços de decoração e intervenções natalinas. Entre as ações mais pedidas estão a iluminação movida a bicicleta e o coral temático."As ações criam uma identificação emocional com a marca", diz o diretor de marketing da empresa, Raphael Pagotto.
A lei máxima é se programar para aproveitar ao máximo o período pré-festas.
A Azenka corre para expor seus 15 balcões espalhados pelo bairro de Heliópolis. "Um tipo de ação assim não tem tanto apelo em janeiro", diz a gerente comercial.
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