Procon-SP fará plantão durante Black Friday; saiba quando reclamar
De quinta-feira (24) a sábado (26), o Procon-SP realiza plantão on-line e por telefone para receber reclamações relativas à Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (25).
O órgão acredita que, com a consolidação da data no Brasil, o número de queixas diminuirá em relação ao ano passado, quando 1.184 casos foram registrados. Na ocasião, a principal denúncia foi de maquiagem de preços (28,3%).
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"Desde 2013, o pior ano, fornecedores vêm percebendo que fazer ofertas falsas só serve para desgastar suas imagens", diz Bruno Stroebel, supervisor de fiscalização do Procon-SP. "Acreditamos que os principais problemas neste ano devam ser com relação a entrega e a problemas técnicos dos sites, decorrentes do grande volume de acessos".
Stroebel afirma que no caso de promoções fraudadas, as multas para as empresas podem variar R$ 550 a R$ 9 milhões. Já se o consumidor não conseguir realizar a compra por problemas técnicos do site, tem direito à manutenção das ofertas que perdeu, diz.
Veja os horários de atendimento do órgão e dicas para aproveitar melhor a Black Friday:
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PLANTÃO DO PROCON-SP
- Por telefone
Quinta-feira (24), das 18h às 2h
Sexta-feira (25), das 6h às 22h
- Pela internet
Qualquer dia e horário, pelo site do Procon-SP ou pelas redes sociais com a hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday
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Veja dicas de como aproveitar melhor a Black Friday:
PLANEJE AS COMPRAS
Faça uma lista do que quer com antecedência; isso ajuda a compras por impulso e permite acompanhar a evolução dos preços
PESQUISE AS LOJAS
Informe-se sobre as lojas antes de realizar a compra. A Câmara de Comércio Eletrônico têm cadastros de empresas confiáveis, enquanto o Procon tem uma "lista negra"
COMPRE CEDO
Não deixe para comprar no fim do dia na sexta-feira (25). Os produtos que deseja podem se esgotar antes disso.
COMPARE PREÇOS
Use ferramentas de comparação como o Buscapé e o Já Cotei, que permitem ver o histórico de preços de um produto
REPARE NO FRETE
Em edições passadas da Black Friday, algumas empresas diminuíram os preços dos produtos, mas inflaram o custo da entrega. Fiquei atento para saber qual o valor final da compra
GUARDE COMPROVANTES
Fotografe ou capture telas de todas as etapas das compras que fizer. Documentar o processo pode facilitar uma reclamação em casa de problemas
RECLAME
Se vir alguma irregularidade, reclame para os órgãos competentes, como o Procon. A empresa ser multada se maquiar preços e obrigada a estender uma oferta se o consumidor enfrentou problemas técnicos do site para comprar
CUIDADO COM EMAILS FALSOS
Emails falsos que parecem reais costumam se multiplicar em períodos como a Black Friday. Fique atento com os links que abrir
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