Black Friday tem expectativa de menos fraudes e vendas maiores
A Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (25), traz esperança de reaquecimento do comércio eletrônico brasileiro no ano.
O varejo on-line cresceu em valores nominais 5,2% no primeiro semestre de 2016, pouco mais que a inflação do período (4,4%) e uma desaceleração em comparação aos índices de dois dígitos de anos anteriores, segundo a Ebit, que monitora o segmento.
A consultoria prevê para o evento um faturamento de R$ 2,1 bilhões, 31% mais que em 2015 em valores nominais –sem considerar a inflação.
A Black Friday, importada dos EUA no início desta década, já é o dia no ano de maior concentração de vendas no varejo on-line, superando em até 20 vezes o faturamento de um dia comum, diz Pedro Guasti, presidente da Ebit.
BLACK FRIDAY |
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Segundo ele, entre os fatores que impulsionam o crescimento do evento, estão o maior número de pessoas que compram pela internet (houve aumento de 30% no primeiro semestre, diz Guasti) e a maior predisposição delas de comprar no evento –84% desses consumidores devem comprar na data, segundo pesquisa da consultoria.
A diminuição do consumo nos dias que antecedem o evento indica a expectativa.
Guasti afirma que o faturamento do e-commerce caiu 20% se comparado ao da semana de 13 a 19 de novembro com a semana anterior.
"Faz um ano e meio que o consumidor está segurando as compras devido à crise. Agora, há demanda reprimida do lado do consumidor e estoque para desovar pelo lojista", diz Ricardo Bove, idealizador do evento no Brasil.
Faturamento do evento - Em R$ bilhões
DE OLHO NO NATAL
Porém nem tudo estará em promoção. Como a Black Friday acontece pouco antes do Natal, é natural que os varejistas não queiram queimar todo seu estoque com descontos e reservem parte dos produtos para serem vendidos com melhor margem no próximo mês, diz Gerson Rolim, diretor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A expectativa para esse ano é que, com o evento mais consolidado e varejistas mais preocupados com suas reputações, o número de reclamações por fraudes, frequentes nos primeiros anos da Black Friday brasileira, seja menor.
Segundo o Procon-SP, em 2015, houve 1.184 queixas, a maior parte delas por maquiagem de preços (28,3%).
Faturamento do comércio eletrônico no Brasil - Em R$ bilhões
LOJAS FÍSICAS
O varejo físico também participa do dia de ofertas que, no Brasil, nasceu na internet, com descontos e horários de atendimento estendidos.
A data movimenta principalmente os segmentos de eletrônicos e roupas, mas seu resultado é limitado, segundo Fabio Pina, assessor econômico da FecomércioSp.
"É uma data importada, muito vinculada à internet."
Pina afirma que aumento de vendas no varejo depende de melhor confiança e renda de consumidores, ambos desgastados pelo alto desemprego e pela inflação. E os compradores ainda não receberam o 13º salário, uma desvantagem da Black Friday em relação ao Natal, diz.
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DICAS PARA BLACK FRIDAY
Faça uma lista
Analise o que precisa antes de visitar lojas e sites para evitar compras por impulso
Use comparadores
Sites de comparação de preços, como Zoom e Buscapé, podem ajudar a achar oportunidades e, em alguns casos, saber qual o real desconto oferecido
Não demore
Em geral, o pico de vendas da Black Friday é logo na madrugada de sexta-feira; quem demorar corre o risco de chegar quando as melhores ofertas já tiverem acabado
Veja a reputação
Se quiser comprar algo em loja desconhecida, visite antes sites que reúnem reclamações de consumidores e páginas em redes sociais da empresa para ter certeza de que fará uma compra segura
Registre
Se, por razões técnicas, não for possível finalizar uma compra, tire fotos de todas as páginas que aparecem no processo; você tem o direito de obter o produto nas mesmas condições no futuro
Busque ajuda
O Procon-SP estará de plantão até sábado (26) para atender reclamações; o atendimento será por telefone (151, no dia 25) e pelo site do órgão ou redes sociais, usando a hashtag #proconSPdeolhona BlackFriday
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Atualizado em 17/04/2024 | Fonte: CMA | ||
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