3G Capital tem até US$ 15 bilhões para usar em nova megatransação
O grupo de capital privado 3G Capital, que encabeçou a oferta frustrada de US$ 143 bilhões feita pela Kraft Heinz para a aquisição da Unilever, tem até US$ 15 bilhões para empregar em sua próxima megatransação, de acordo com diversas pessoas próximas ao grupo.
O 3G, que frequentemente investe em parceria com Warren Buffett, está determinado a identificar e executar uma grande tomada de controle acionário em breve, depois do colapso da transação com a Unilever, no domingo, disseram duas pessoas informadas sobre a situação da empresa.
O 3G, sediado em Nova York, tem US$ 10 bilhões sob administração em seu mais recente fundo, e conta com a opção de solicitar US$ 5 bilhões em contribuição adicional dos investidores, acrescentaram as fontes.
Além de seu capital e do capital do veterano investidor Buffett, o 3G tipicamente financia suas transações por meio de captação garantida pelo balanço da empresa alvo de sua investida.
Esse tipo de estrutura permitiu que o 3G contemplasse a operação de aquisição da Unilever pela Kraft Heinz por US$ 143 bilhões.
A Kraft Heinz é controlada pelo 3G e pela Berkshire Hathaway, a companhia de Buffett, e a abrupta retirada da oferta do grupo norte-americano de alimentos pela Unilever representa a primeira ocasião em que o grupo de capital fechado se viu derrotado em uma batalha por controle acionário.
A Kraft Heinz, mencionando a forte oposição de parte da fabricante anglo-holandesa de bens de consumo à sua oferta, declarou no domingo que seu "interesse foi revelado em um estágio muito prematuro. Nossa intenção era proceder de maneira amistosa, mas ficou muito claro que a Unilever não deseja contemplar uma transação".
O esforço frustrado de tomada de controle da Unilever revela que o 3G está pronto para se expandir para além dos alimentos, bebidas e restaurantes de fast food, as três áreas do mercado de bens e serviços de consumo na qual o grupo cresceu por meio de seus investimentos na Kraft Heinz, Anheuser-Busch InBev e Burger King, respectivamente.
Jorge Paulo Lemann, o bilionário brasileiro que é cofundador do 3G, encarava a aquisição da Unilever como oportunidade de usar a Kraft Heinz a fim de gerar cortes significativos de custos na área de alimentação da Unilever, e dar ao grupo de capital privado uma porta de entrada no setor de produtos domésticos e de cuidado pessoal, disseram pessoas envolvidas na batalha de tomada de controle.
A porção paga em dinheiro na oferta de US$ 50 por ação da Kraft Heinz pela Unilever envolveria capital do 3G e da Berkshire Hathaway e captação nos mercados.
Maiores empresas de alimentos e bebidas por faturamento - Em 2016, em US$ bi
Os outros 40% do valor oferecido seriam pagos em ações da empresa criada pela fusão.
A oferta da Kraft Heinz pela Unilever deve reanimar as especulações de que o grupo pode estar interessado na Mondelez International, fabricante de snacks criada por cisão da Kraft Foods em 2012. Sua capitalização de mercado é de cerca de US$ 65 bilhões.
Bill Ackman, administrador de fundos de hedge e investidor ativista que detém 5,6% da Mondelez, vem sugerindo repetidamente a ideia de que a fabricante dos chocolates Cadbury's e da goma de mascar Trident seja vendida à Kraft Heinz.
Kellogg, General Mills e Campbell Soup —empresas com valores de mercado de entre US$ 18 bilhões e US$ 35 bilhões— são consideradas por diversos analistas como potenciais alvos de aquisição pelo 3G, e segundo eles qualquer uma delas poderia ser integrada à Kraft Heinz.
Na categoria dos produtos domésticos e de cuidado pessoal, os potenciais alvos de tomada de controle pelo 3G incluem Colgate-Palmolive, Kimberly-Clark e Clorox. As três têm valor de mercado muito abaixo dos US$ 150 bilhões que a Kraft Heinz provavelmente teria de pagar para abocanhar a Unilever.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
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