David Rockefeller, morto aos 101, era banqueiro com ares de diplomata

Crédito: Jeff Zelevansky/Reuters O bilionário americano David Rockefeller
O bilionário americano David Rockefeller

DO "NEW YORK TIMES"

David Rockefeller, 101, banqueiro e filantropo de sobrenome famoso que controlou o Chase Manhattan Bank por mais de duas década e exerceu grande influência no mundo inteiro, difundindo o credo do capitalismo americano, morreu na manhã desta segunda-feira (20) em Pocantico Hills, Nova York.

O Chase Manhattan por muito tempo foi conhecido como "o banco de Rockefeller", ainda que a família jamais tenha controlado mais de 5% das ações da instituição.

Mas Rockefeller foi mais que um líder simbólico. Como presidente-executivo e do conselho do banco ao longo dos anos 70, ele fez do Chase Manhattan o "banco de David", como muita gente chamava, e expandiu suas operações internacionalmente.

A estatura de Rockefeller era maior do que um título hierárquico é capaz de descrever, no entanto. Sua influência se fazia sentir em Washington e em capitais estrangeiras, nos corredores do governo municipal de Nova York, em museus de arte, grandes universidades e escola públicas.

Rockefeller talvez tenha sido o último representante de sua família —cuja visibilidade vem diminuindo— a exercer tamanha influência no cenário mundial.

Como embaixador itinerante dos interesses econômicos dos EUA e de seu banco, ele era uma potência nos assuntos financeiros internacionais e na política externa de seu país. Costumava ser recebido no exterior com honras usualmente conferidas apenas a chefes de Estado.

David Rockefeller era o último neto ainda vivo de John Rockefeller, o magnata que fundou a Standard Oil Company no século 19 e criou uma fortuna que o tornou o primeiro bilionário dos Estados Unidos e fez de sua família uma das mais ricas e poderosas na história do país.

Como herdeiro desse legado, Rockefeller, que tinha uma fortuna de US$ 3,3 bilhões, viveu a vida toda em esplendor e privilégio aristocráticos.

Uma prova discreta de seu poder e de seus contatos era sua agenda, um catálogo com 150 mil nomes de pessoas que ele conheceu ao longo de uma longa vida vida como banqueiro e estadista.

EMBAIXADOR

Com seu poderoso sobrenome e seu apego às viagens internacionais, Rockefeller era uma poderosa força de marketing. Nos anos 70, seus encontros com os líderes Anwar Sadat (Egito), Leonid Brejnev (União Soviética) e Chou En-lai, da China, ajudaram o Chase Manhattan a se tornar o primeiro banco americano a operar filiais nesses países.

Havia quem o criticasse por passar tempo demais no exterior. Ele foi acusado de negligenciar suas responsabilidades no Chase Manhattan e de não estimular o desenvolvimento profissional de executivos agressivos e visionários.

Sob sua liderança, o Chase Manhattan ficou para trás em sua concorrência com o Citibank, então o maior banco dos Estados Unidos.

As incursões de Rockefeller na política internacional também geraram críticas, especialmente em 1979, quando ele e o ex-secretário de Estado Henry Kissinger persuadiram o presidente Jimmy Carter a permitir a entrada do xá do Irã, deposto havia pouco tempo pela revolução islâmica, para um tratamento de câncer nos Estados Unidos,

A chegada do xá a Nova York enfureceu os partidários do aiatolá Ruhollah Khomeini, e levou à ocupação da Embaixada dos Estados Unidos em Teerã e à captura de diplomatas que passaram mais de um ano como reféns dos revolucionários.

Rockefeller também foi criticado por sua amizade com líderes autocráticos estrangeiros, relacionada aos seus esforços para estabelecer e ampliar a presença de seu banco nos países deles.

Em 1940, ele se casou com Margaret McGrath, mais conhecida como Peggy, que morreu aos 80 anos em 1996. O casal teve seis filhos: David Jr., Abby, Neva, Margaret, Richard e Eileen.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

CRONOLOGIA

1915 - Nasce em Nova York David Rockefeller, o mais novo dos cinco filhos de John D. Rockefeller, Jr. e neto de John D. Rockefeller, fundador da Standard Oil, que controlou na segunda metade do século 19 e no início do século 20 quase todo o mercado americano de petróleo

1936 - Forma-se em Harvard, onde faz graduação em economia. Quatro anos depois recebe o título de doutor pela Universidade de Chicago

1946 - Começa a trabalhar no Chase National Bank, que, posteriormente, seria o Chase Manhattan Bank. Em 1969, assume a presidência-executiva do banco e o comando do conselho. Deixou o primeiro cargo em 1980 e o segundo no ano seguinte

1965 - É um dos fundadores da Sociedade Americana/Conselho das Américas, que visa ampliar o conhecimento sobre a América Latina nos EUA

1994 - Ajuda a fundar o Centro David Rockefeller de Estudos Latino-Americanos na Universidade Harvard. Em 2006, foi aberto um escritório do centro em São Paulo para facilitar as relações com instituições acadêmicas e de pesquisa brasileiras

1999 - Encontra-se em Nova York com o então presidente brasileiro, Fernando Henrique Cardoso. Antes havia se encontrado com mandatários como Fernando Collor, José Sarney, João Batista Figueiredo e Ernesto Geisel. Tinha uma fazenda em Mato Grosso com seu irmão Nelson e o banqueiro Walther Moreira Salles

2017 - Morre aos 101 anos em Pocantico Hills (EUA)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.