Caixa pressiona trabalhador a contratar serviços em saques do FGTS

TÁSSIA KASTNER
DE SÃO PAULO

Trabalhadores com direito a sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) afirmam que foram pressionados por funcionários da Caixa para contratar serviços do banco como condição para a liberação do dinheiro.

Há também relatos de oferta inadequada de produtos para aplicação do dinheiro, como informar que planos de previdência privada são isentos de taxas e impostos.

O pagamento do FGTS, seja das contas inativas ou por demissão sem justa causa, é um serviço público prestado pela Caixa e não pode ser atrelado a nenhum outro tipo de contratação de produtos financeiros.

Por mais que Hadassa Praciano Matos, 29, tenha argumentado isso com funcionário da Caixa em agência no Ceará, quando foi sacar o dinheiro das contas inativas, não venceu a queda de braço. Acabou contratando um seguro residencial sem desejar.

Eram R$ 2.400 no FGTS, mas Matos deixou R$ 120 no seguro, 5% do valor do benefício trabalhista acumulado ao longo de anos.

"A funcionária disse que o sistema só libera o FGTS se você adquire algum tipo de seguro. Eu adquiri para sair de lá. Eu sei que não é verdade."

Agora ela tenta cancelar o produto na central de atendimento e reaver o dinheiro.

Ana Paula Viana decidiu abrir uma poupança para receber o FGTS inativo. Como foi a uma agência em um sábado, acreditava que não poderia fazer a transferência do valor para outro banco. Era possível agendar transferências no sábado, e o dinheiro cairia na conta em outra instituição no dia útil seguinte.

Além de não informar que poderia fazer a transferência, o atendente condicionou a abertura da caderneta à compra de um plano de previdência, que, por sua vez, tinha um seguro embutido.

Quando tentou cancelar, ouvir que precisaria esperar 60 dias e mesmo assim não receberia reembolso integral.

O ProconSP diz que a prática de obrigar o consumidor que for sacar o FGTS a comprar ou contratar qualquer outro produto ou serviço bancário é abusiva.

"O banco pode até oferecer a contratação de um serviço, mas não pode vincular o saque do FGTS a essa contratação. O consumidor só aceita se for de seu interesse."

O ProconSP recomenda que o trabalhador se negue a contratar qualquer produto que não deseje e que recorra aos órgãos de defesa do consumidor caso tenha pago por um serviço nessas condições.

Ranking de reclamações do BC mostra a Caixa como a instituição com mais queixas de clientes entre abril e junho, um salto ante a terceira posição, ocupada no começo do ano, quando o dinheiro do FGTS começou a ser liberado.

OUTRO LADO

Procurada, a Caixa disse que "os casos não coincidem com a política de atendimento do banco" e que "não vincula ou condiciona, sob nenhuma hipótese, a liberação dos recursos do FGTS à aquisição de outros serviços ou produtos financeiros".

O Banco Central diz que não recebeu reclamações relacionadas a saque do FGTS.


Como sacar o dinheiro

O que é preciso para sacar o FGTS inativo?

Ter contratos de trabalhos antigos, dos quais pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

O prazo para saque das contas inativas se encerra em 31 de julho. Depois disso, o dinheiro só poderá ser acessado seguindo as regras gerais do fundo de garantia, como a compra da casa própria, na aposentadoria ou em caso de doenças graves.

O dinheiro pode ser transferido para outro banco?

Sim. A transferência é gratuita. Durante o horário bancário, as transferências são feitas via TED, e o dinheiro cai na conta no mesmo dia. Se for feito DOC, o dinheiro fica liberado no dia útil seguinte.

O prazo de retirada é o mesmo para todos os clientes, e funcionários do banco não têm o poder de antecipar ou atrasar a liberação do dinheiro.

O atendente pode oferecer produtos da Caixa quando eu for sacar o benefício?

Sim. No entanto, ele não pode condicionar a retirada do dinheiro à compra de serviços do banco.

Quando oferecer o produto, ele é obrigado a explicar todos os custos envolvidos em produtos financeiros e condições de carência, caso o cliente desista da compra, seja um seguro, um plano de previdência privada ou algum tipo de investimento.

Contratei um serviço que não desejava. O que eu faço?

É preciso fazer uma reclamação nos canais de atendimento (fale-conosco.caixa.gov.br ou 0800-726-0101).

A queixa também pode ser feita na ouvidoria (0800-725-7474).

É possível entrar com uma reclamação nos Procons, que ajudam no reembolso do valor cobrado.

Cadastre sua queixa no Banco Central (ligue 145).

Tentei e não consegui sacar o FGTS. Vou ficar sem o dinheiro?

Há dois casos distintos. Quem não conseguiu sacar o dinheiro porque o empregador não deu baixa na carteira precisa levar o termo de rescisão de contrato de trabalho até o dia 31.

Já quando há um problema na Caixa, o trabalhador poderá receber depois do prazo se fizer o pedido até o fim do mês. Depois, a Caixa terá mais um mês para solucionar o problema.

Devo sacar o FGTS inativo?

Sim. O dinheiro parado no FGTS tem rentabilidade baixa (de 3% ao ano mais TR), abaixo da inflação.

Mesmo na poupança, que é considerada uma opção ruim de investimento por especialistas, o dinheiro renderia mais -6,17% ao ano mais a TR.

Se o objetivo for usar o dinheiro para a compra da casa própria, juntar dinheiro vai ser mais fácil se ele render mais.

1. Como saber quanto tenho na conta

É possível fazer a consulta pelos seguintes canais de atendimento:

SITE acesse aqui ou aqui

APLICATIVO FGTS para smartphones

TELEFONE 0800 726 2017 (ligação gratuita)

TENHA EM MÃOS
Número do CPF e número do PIS

PROBLEMAS

* Não consigo acessar os canais
* A Caixa diz que não tenho dinheiro, mas nunca saquei o FGTS
Para resolver divergências cadastrais ou tirar dúvidas dos valores que não batem, vá a uma agência com documentos e a carteira de trabalho


2. Quem pode sacar

Tenho dinheiro do FGTS em ações de Petrobras e Vale. Posso sacar?
Sim. Existem alternativas:

  • Sacar apenas o dinheiro que está parado no FGTS e manter as ações. O dinheiro em ações poderá ser resgatado no futuro
  • Retirar todo o dinheiro. Para isso, é preciso pedir o resgate ao banco que tem a custódia do investimento?antes de sacar o FGTS inativo

3. Como retiro o dinheiro

Depende de quanto tem em conta.

CARTÃO DO CIDADÃO

O que é
é um cartão magnético emitido pela Caixa que permite o saque de benefícios do governo fora das agências (lotéricas e correspondentes bancários Caixa Aqui)

Não tenho o cartão
É possível pedir o documento em uma agência da Caixa, com o número do PIS em mãos

Perdi a senha
Ligue para 0800 726 0207 para fazer o recadastramento. Será preciso ir até uma agência da Caixa ou a uma lotérica para terminar o processo

PARA CLIENTES DA CAIXA

  • Não precisam ir ao banco para sacar o dinheiro
  • Quem tem poupança individual terá o dinheiro creditado automaticamente no primeiro dia de liberação, de acordo com o calendário
  • Quem tem conta-corrente pode autorizar o crédito automático no site www.contasinativas.caixa.gov.br

4. O que fazer com o dinheiro

TENHO DÍVIDAS
Uso o dinheiro como barganha para renegociar

  • Priorize quitar dívidas no rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, as linhas mais caras. Negocie com o banco descontos
  • Se não for possível pagar as dívidas atrasadas integralmente, quite o máximo possível. Se restarem dívidas caras, contrate um empréstimo com taxas mais baixas que as pagas atualmente

Importante! Se você tiver dívidas atrasadas ou no cheque especial, não faça a transferência do dinheiro do FGTS para a conta-corrente no banco.
No cheque especial, o dinheiro irá direto para cobrir o negativo, sem que você possa pedir descontos

QUERO INVESTIR
Planeje o investimento de acordo com seu objetivo

Reserva de emergência
Esses recursos devem somar cerca de seis meses de gastos, para que o trabalhador possa recorrer a esse dinheiro em caso de imprevistos
Onde aplicar: Tesouro Selic, CDBs e fundos DI

Casa própria
A aplicação do dinheiro do FGTS dependerá do tempo que o trabalhador planeja economizar até a compra do imóvel.
Onde aplicar: Tesouro Selic, CDBs e Fundos DI se o dinheiro for usado em breve. Se o objetivo é de prazo mais longo, é possível diversificar

Para o longo prazo
Se o objetivo for guardar para a aposentadoria, é possível investir em planos de Previdência. Outra opção são os títulos públicos Tesouro IPCA+.
Se falta tempo para a aposentadoria e o investidor tem apetite a risco, também é possível investir em renda variável

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.