EDUARDO SODRÉ
DE COLUNISTA DA FOLHA

A venda de carros de passeio e veículos comerciais leves deve crescer 11,9% em 2018. Essa é a previsão da Fenabrave, entidade que reúne as distribuidoras de veículos. Contudo, resultados do passado demorarão a se repetir.

Segundo o presidente da entidade, Alarico Assumpção, o emplacamento de carros leves e pesados só deve retornar ao número alcançando em 2012 –3,8 milhões de unidades– entre 2024 e 2025.

A Fenabrave calcula que o período eleitoral não deverá afetar o ritmo de vendas em 2017. Já a perda de dias úteis e o interesse por outros bens de consumo (televisores, em especial) no período da Copa serão compensados pelo crescimento ao longo do ano.

"Dentro das previsões de mercado internacional, não vemos nada que possa atrapalhar a indústria em 2018, e o índice de confiança do consumidor vem subindo", diz a economista Tereza Fernandez, da consultoria MB Associados, que projeta uma alta de 3,1% no PIB neste ano.

Ao todo, a Fenabrave espera que 2,5 milhões de veículos leves, caminhões e ônibus sejam emplacados em 2018.

A venda cresceu 9,2% em 2017 na comparação com 2016. Foram comercializados 2,24 milhões de unidades no ano passado, segundo a Fenabrave. Os dados foram divulgados nesta quarta (4).

A retomada ocorre após quatro anos de queda, mas mostra o quanto o mercado encolheu. O volume do ano passado é pouco inferior aos licenciamentos de 2007.

Crédito continua a ser um problema, mas a Fenabrave vê evolução nas concessões de financiamentos.

"A qualidade da carteira de crédito está melhorando. A cada 10 fichas submetidas aos bancos, cerca de 4 estão sendo aprovadas", diz o presidente da Fenabrave.

No segmento de caminhões, a safra agrícola impulsionou a renovação da frota. "Veículos extrapesados vendidos em 2011 [ano com recorde de vendas no segmento] chegaram a cerca de 1 milhão de quilômetros rodados em 2017, o que estimulou a troca", diz Sérgio Zonta, vice-presidente da Fenabrave.

A associação prevê alta de 8,6% na venda de caminhões e ônibus em 2018 sobre 2017.

Entre os carros de passeio, o Chevrolet Onix manteve a liderança de mercado, com 188,6 mil unidades emplacadas. O segundo colocado foi o Hyundai HB20 (105,5 mil), seguido por Ford Ka (94,9 mil) e VW Gol (73,9 mil).

Os dados de produção serão divulgados nesta sexta (5), pela Anfavea (associação das montadoras).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.