Toyota anuncia carros autônomos customizáveis para atender Olimpíada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Mandel Ngan/AFP Toyota Motor Corporation President Akio Toyoda announces the e-Palette during the Toyota press conference at the Mandalay Bay Convention Center during CES 2018 in Las Vegas on January 8, 2018. / AFP PHOTO / MANDEL NGAN ORG XMIT: MNN010
O presidente da Toyota, Akio Toyoda, anuncia a minivan elétrica e autônoma e-Palette

NATÁLIA PORTINARI
ENVIADA ESPECIAL A LAS VEGAS

A Toyota anunciou nesta segunda-feira (8) uma espécie de minivan elétrica e autônoma para atender o setor de serviços e de transporte coletivo, a E-Palette.

A ideia é ter uma frota pronta para demonstrações na Olimpíada de Tóquio, em julho de 2020. Amazon, Pizza Hut, Uber e a chinesa Didi —que comprou recentemente a brasileira 99— são parceiros do projeto.

O conceito, demonstrado na CES, feira de eletrônicos em Las Vegas (EUA), é de um carro versátil, cujo interior pode ser repaginado para virar uma loja de roupas ou um centro hospitalar, por exemplo, atendendo os setores de varejo e serviços.

Um sistema centralizado de inteligência artificial da Toyota irá controlar a frota, mas os parceiros podem usar seus próprios sistemas se preferirem, disse o presidente da empresa, Akio Toyoda.

A aparência externa do E-Palette também é customizável, permitindo que sirva como outdoors para as marcas que usarem os serviços. A ideia inicial é produzir o carro em três tamanhos diferentes.

Toyoda afirmou também que todos os carros da Toyota terão uma versão elétrica até 2025.

A jornalista viajou a convite da Qualcomm.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.