Decreto federal pode destravar privatização da Cesp

Crédito: Divulgação/Prefeitura da Ilha Solteira Ações da Cesp disparam após secretário estadual falar sobre eventual privatização
A venda da companhia de energia paulista está paralisada desde setembro de 2017

DE SÃO PAULO

O ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho (PSB-PE) assinou um decreto que poderá destravar a privatização da Cesp (Companhia Energética de São Paulo).

O processo está paralisado desde setembro de 2017, quando o governo paulista suspendeu o edital por falta de interessados. O texto aguarda análise do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, segundo o MME (Minas e Energia).

O teor exato do decreto ainda não foi confirmado, mas a expectativa é que resolva um dos principais nós para a venda da companhia paulista: a prorrogação antecipada das concessões de suas usinas, solicitada pelo governo estadual para atrair mais interessados.

A hidrelétrica Porto Primavera, principal ativo da estatal, vence em 2028.

No primeiro semestre de 2017, a União chegou a autorizar a extensão da concessão –em troca, porém, fez exigências como o pagamento de uma "outorga", que corresponderia ao valor excedente que se arrecadaria com a prorrogação do prazo de concessão.

À época, o governo paulista negou a prorrogação e marcou o edital para setembro –que acabou sendo cancelado.

Após o cancelamento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que a privatização dependeria de definições do governo federal, mas disse que o processo se concretizaria no início de 2018.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.