GM planeja carro autônomo sem volante e pedais para 2019

Crédito: Reuters GM's planned Cruise AV driverless car features no steering wheel or pedals in a still image from video released January 12, 2018. General Motors/Handout via REUTERS. ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. NO SALES, NO ARCHIVES. ORG XMIT: hfs TOR506
Carro autônomo projetado pela GM não tem pedais nem volante

DA REUTERS

A General Motors está buscando aprovação do governo norte-americano para um carro totalmente autônomo —sem volante e pedais— para entrar na primeira frota comercial de carros compartilhados da montadora em 2019, disseram executivos.

Para passageiros que não podem abrir as portas, o Cruise AV —uma nova versão do Chevrolet Bolt EV da GM— foi projetado para executar essa tarefa e também terá outras adaptações para clientes com deficiência visual e auditiva.

Este será um dos primeiros veículos autônomos destinados ao serviço comercial de passageiros e a excluir os controles manuais de direção. O que é o assento do motorista no Bolt EV se tornará assento dianteiro esquerdo no Cruise AV.

O presidente da empresa, Dan Ammann, disse a repórteres que a GM pediu na quinta-feira (11) o aval do governo dos EUA para implantar o "primeiro veículo pronto para produção projetado desde o início sem volante, pedais ou outros controles manuais desnecessários".

A GM faz parte do número crescente de montadoras, empresas de tecnologia e start-ups que procuram desenvolver os chamados robô-táxis nos próximos três anos na América do Norte, Europa e Ásia. A maioria dessas empresas tem um ou mais sócios.

Na terça-feira, a Ford anunciou uma parceria com o serviço de entrega Postmates. A montadora começa a testar o transporte de pessoas, comida e encomendas em carros autônomos neste ano.

Outras empresas, como Uber e Waymo (da Alphabet, grupo ao qual pertence o Google) também têm testado protótipos de carros autônomos, mas foram menos explícitas que a GM no anúncio de planos para serviços comerciais de taxis-robôs.

Executivos da GM afirmaram que a montadora pediu às autoridades americanas a alteração de 16 regras de segurança de veículo atuais —por exemplo ter um airbag que normalmente ficaria no assento do motorista, mas sem um volante— para permitir o lançamento do Cruise AV.

A montadora também precisa obter essa aprovação dos Estados americanos individualmente. Alguns deles exigem que um carro tenha um motorista humano autorizado, por exemplo.

A GM quer controlar sua frota de carros autônomos em parte por causa do enorme potencial de receita em vender serviços associados, de ecommerce a entretenimento, aos passageiros desses veículos.

O Cruise AV é equipado com a quarta geração de software e hardware autônomo da GM, incluindo 21 radares, 16 câmeras e 5 sensores que usam laser para para ajudar os veículos a "enxergarem" obstáculos e objetos próximos.

O modo "sem mãos", contudo, só poderá ser usado em áreas urbanas pré-mapeadas.

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