A General Motors está buscando aprovação do governo norte-americano para um carro totalmente autônomo —sem volante e pedais— para entrar na primeira frota comercial de carros compartilhados da montadora em 2019, disseram executivos.
Para passageiros que não podem abrir as portas, o Cruise AV —uma nova versão do Chevrolet Bolt EV da GM— foi projetado para executar essa tarefa e também terá outras adaptações para clientes com deficiência visual e auditiva.
Este será um dos primeiros veículos autônomos destinados ao serviço comercial de passageiros e a excluir os controles manuais de direção. O que é o assento do motorista no Bolt EV se tornará assento dianteiro esquerdo no Cruise AV.
O presidente da empresa, Dan Ammann, disse a repórteres que a GM pediu na quinta-feira (11) o aval do governo dos EUA para implantar o "primeiro veículo pronto para produção projetado desde o início sem volante, pedais ou outros controles manuais desnecessários".
A GM faz parte do número crescente de montadoras, empresas de tecnologia e start-ups que procuram desenvolver os chamados robô-táxis nos próximos três anos na América do Norte, Europa e Ásia. A maioria dessas empresas tem um ou mais sócios.
Na terça-feira, a Ford anunciou uma parceria com o serviço de entrega Postmates. A montadora começa a testar o transporte de pessoas, comida e encomendas em carros autônomos neste ano.
Outras empresas, como Uber e Waymo (da Alphabet, grupo ao qual pertence o Google) também têm testado protótipos de carros autônomos, mas foram menos explícitas que a GM no anúncio de planos para serviços comerciais de taxis-robôs.
Executivos da GM afirmaram que a montadora pediu às autoridades americanas a alteração de 16 regras de segurança de veículo atuais —por exemplo ter um airbag que normalmente ficaria no assento do motorista, mas sem um volante— para permitir o lançamento do Cruise AV.
A montadora também precisa obter essa aprovação dos Estados americanos individualmente. Alguns deles exigem que um carro tenha um motorista humano autorizado, por exemplo.
A GM quer controlar sua frota de carros autônomos em parte por causa do enorme potencial de receita em vender serviços associados, de ecommerce a entretenimento, aos passageiros desses veículos.
O Cruise AV é equipado com a quarta geração de software e hardware autônomo da GM, incluindo 21 radares, 16 câmeras e 5 sensores que usam laser para para ajudar os veículos a "enxergarem" obstáculos e objetos próximos.
O modo "sem mãos", contudo, só poderá ser usado em áreas urbanas pré-mapeadas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.