Maria Silvia, ex-presidente do BNDES, vai para o Goldman Sachs

Crédito: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress SÃO PAULO, SP - 08.05.2017: PRESIDENTE DO BNDES PALESTRA NO LIDE - A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos, é convidada nesta segunda-feira (08), para o Almoço-Debate do LIDE (Líderes Empresariais), abordando o tema "Desenvolto ento como fator de geração de negócios e empregos". (Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 1316789 *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
A ex-presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, deve assumir a chefia do Goldman Sachs

MARIANA CARNEIRO
DE BRASÍLIA

A ex-presidente do BNDES Maria Silvia Bastos Marques deverá assumir a presidência no Brasil do banco de investimentos americano Goldman Sachs.

A expectativa é que ela assuma em março, sucedendo o economista Paulo Leme, que anunciou sua aposentadoria em dezembro, depois de 25 anos a serviço do banco.

A assessoria de imprensa do Goldman informou que não comentaria.

Maria Silvia cumpria quarentena após a saída do BNDES, em maio do ano passado.

A ex-presidente do BNDES não se pronunciou publicamente desde que se afastou do banco alegando motivos pessoais.

Interlocutores e políticos afirmam, no entanto, que Maria Silvia sofria pressão do governo Michel Temer, incomodado pelo baixo volume de empréstimos do banco estatal.

Ela também enfrentava forte descontentamento dentro do banco. Funcionários se queixavam de que ela não protegeu o corpo técnico de acusações de suposta corrupção em investimentos feitos pelo BNDES na JBS – suspeitas levantadas pela Polícia Federal e pelo TCU (Tribunal de Contas da União) mas até hoje não esclarecidas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.