Amazon inaugura esferas tropicais de US$ 4 bi para funcionário relaxar

Crédito: Mike Kane/Bloomberg Executivos da Amazon veem plantas nas esferas, em Seattle
Executivos da Amazon veem plantas nas esferas, em Seattle

DA BLOOMBERG

Três anos atrás, o horticultor da Amazon oferecia a Jeff Bezos uma previsão quanto à aparência que as três esferas repletas de plantas -que servem de peça central ao complexo de escritórios de US$ 4 bilhões que a empresa construiu em Seattle- teriam no dia da inauguração.

Um desenho mostrava o panorama como se visto de uma ponte suspensa a dez metros de altura, com uma árvore vista de cima. O seguinte mostrava a mesma árvore com a aparência que teria cinco anos mais tarde, com galhos se estendendo por sobre a ponte e formando uma cobertura espessa que daria aos funcionários a sensação de que caminhavam por uma floresta tropical.

Bezos não quis esperar para ver a árvore crescer. "A pergunta que me fez foi se não podíamos ter o ano 5 no dia 1", disse Ron Galiardo, horticultor que comandou o projeto. "Esse vem sendo o nosso lema desde aquele dia."

A empresa deve inaugurar as esferas na manhã desta segunda (29), após sete anos de planejamento e construção.

Os globos de vidro foram construídos para permitir que os funcionários da Amazon escapem aos e-mails, reuniões e prazos apertados e que caminhem por trilhas de pedra e contemplem cachoeiras, com samambaias sul-americanas lhes varrendo os ombros e enchendo os pulmões de ar tropical úmido.

Vistas de fora, as esferas se assemelham a uma escultura de aço e vidro de um sundae com três bolas de sorvete. Do lado de dentro, os visitantes percebem primeiro o ar quente, com umidade de 60%, ante 30% em um escritório típico.

O clima varia dentro das esferas, e por isso os visitantes encontrarão "microclimas" que lhes agradem. Sistemas de ventilação simulam uma brisa ao ar livre.

Quem quiser trabalhar terá acesso a redes wi-fi e a pequenos espaços para reuniões como o "ninho de pássaro", anexo a uma ponte suspensa -uma espécie de casa na árvore pendente.

As esferas podem acomodar até 800 pessoas simultaneamente, e a Amazon vai controlar o acesso por meio dos crachás, para saber quanto tempo passam nas esferas e para que ninguém monopolize a casa da árvore. A companhia quer que o pessoal relaxe -mas não muito.

As esferas também servirão como incentivo ao recrutamento, disse John Schoettler, que dirige a divisão de imóveis da Amazon. Quem for entrevistado lá sairá com a impressão de que a Amazon continua a ser uma companhia que pensa no futuro.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.