Empresa da JBS é acusada de conluio para elevar preço de frango nos EUA

Crédito: Divulgação sede da JBS nos EUA em Greeley, ColoradoFoto:: divulgacao
Sede da JBS nos EUA, em Greeley, Colorado

DO "FINANCIAL TIMES"

Duas grandes grandes distribuidoras de alimentos americanas acusaram a Pilgrim's Pride, empresa dos EUA que pertence à JBS, dos irmãos Batista, e a Tyson Foods de conluio que já dura anos para reduzir a oferta de carne frango a fim de elevar os preços.

As acusações feitas pela US Foods e pela Sysco ecoam as que foram apresentadas por distribuidores, granjeiros e outros compradores em recentes processos civis, segundo os quais os grandes produtores de carne de frango dos Estados Unidos conspiraram por anos para causar alta dos preços, por exemplo, ao manipularem o Georgia Dock, um índice muito usado no mercado atacadista de carne de frango, cujo emprego terminou suspenso.

As informações, publicadas inicialmente pelo "Wall Street Journal", fizeram as ações da Tyson Foods, sediada no Arkansas, cair 4,36% nesta quarta-feira (31), maior tombo desde maio, e as da Pilgrim's Pride, sediada no Colorado, recuar 3,8%.

A Tyson havia revelado anteriormente que estava sendo investigada pela Justiça da Flórida. Um inquérito da SEC (Securities and Exchange Commission), agência federal que regulamenta os mercados de valores mobiliários dos Estados Unidos, terminou sem recomendação de medidas punitivas contra a Tyson, a empresa revelou em carta publicada no ano passado.

OUTRO LADO

Um porta-voz da Tyson declarou que "queixas adicionais como essas são comuns em casos antitruste. Essas queixas não alteram nossa posição de que as acusações são infundadas. Continuaremos a defender nossa companhia vigorosamente".

Um porta-voz da Pilgrim's disse que a "empresa acredita que o caso não tenha nenhum mérito. Defenderemos firmemente os nossos interesses por meio do processo legal apropriado".

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.