Descrição de chapéu amazon

Amazon cria serviço para entregar encomendas dentro do porta-malas

Sistema funciona com tecnologia presente em carros da GM e Volvo

A worker demonstrates the delivery of an Amazon package to a vehicle's trunk in San Francisco, April 23, 2018. People in dozens of cities across the U.S. can soon start getting their Amazon orders delivered to a parked car, provided their vehicle has the proper technology. (Matt Edge/The New York Times)
Entrega da Amazon em porta-malas - Matt Edge/The New York Times

Pacotes da Amazon são entregues em todos os lugares. Nas varandas das casas? Certamente. Em escritórios? Claro. Dentro de casas trancadas? Sim, lá também. Pode acrescentar um novo lugar à lista: o porta-malas do seu carro.

Desde a terça-feira (24), pessoas em dezenas de cidades dos Estados Unidos podem receber entregas da Amazon em seus carros, desde que o veículo esteja dotado da tecnologia necessária. Acionando um controle com seu smartphone, o entregador pode destrancar o carro e deixar o pacote no porta-malas ou no banco traseiro.

O novo serviço pretende atender aqueles que não queiram correr o risco de ver roubados os pacotes deixados na varanda de sua casa, ou que não possam receber encomendas no trabalho.

Na segunda (23), a empresa demonstrou como o sistema funciona. Uma motorista da Amazon apanhou um pacote e caminhou até o endereço de entrega: o porta-malas de um sedã Volvo S90, vazio e reluzente, em um estacionamento. Depois de apertar dois botões em um aplicativo, abriu o porta-malas, deixou a encomenda e trancou o carro, deixando a entrega à espera de seu proprietário.

A Amazon tem investido na segurança de entregas. Para reduzir roubos, instalou guarda-volumes em lojas físicas, nos quais os compradores podem apanhar os pacotes. Em 2017, criou um programa que permite que entregadores abram as portas de casas e deixem pacotes dentro.

Para a entrega em carros, o comprador precisa ter um veículo Chevrolet, Buick, GMC ou Cadillac, ano 2015 ou posterior, e uma conta no OnStar, serviço de navegação da General Motors. Donos de carros da Volvo, com modelos 2015 ou posteriores, também terão acesso, se seus carros estiverem equipados com o sistema On Call.

Os entregadores poderão recorrer ao OnStar e ao On Call para localizar os carros, por meio de sistemas de navegação via satélite, e para destrancar os porta-malas.

Com o tempo, o serviço será estendido a carros de outras montadoras, diz a Amazon.

A empresa também afirma que os sistemas permitirão acesso ao veículo trancado para apenas uma entrega pré-agendada, a fim de impedir acesso não autorizado.

"Acreditamos em oferecer escolhas aos consumidores", disse Rohit Shrivastava, gerente-geral do Amazon Key. "Esse é um serviço que talvez não seja para todos".

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.