Lucro da Alphabet, dona do Google, tem alta de 73% no trimestre

Resultado se deve ao crescimento da receita com venda de anúncios no Youtube e em sites parceiros

As margens de lucro da Alphabet haviam caído nos últimos trimestres diante de maiores gastos em projetos de computação em nuvem e hardware na unidade central do Google - Pawel Kopczynski /Reuters
San Francisco | Reuters

Alphabet, dona do Google, teve receitas e lucro do primeiro trimestre acima das estimativas de analistas devido a fortes vendas de anúncios e a uma mudança na contabilidade de investimentos em startups, levando suas ações a subirem cerca de 1% após o fechamento da bolsa.

A empresa encerrou o primeiro trimestre de 2018 com lucro líquido de US$ 9,4 bilhões, alta de 73,3% em relação ao ganho de US$ 5,4 bilhões do mesmo período do ano passado. 

Os resultados amenizaram preocupações de que investimentos em novos empreendimentos além de seu negócio de busca principal estivesse minando as perspectivas da Alphabet. Também não houve sinais imediatos de que receios crescentes com a privacidade global tenham afetado o lucro.

"A economia forte tem empresas gastando mais em publicidade e temos uma migração em andamento de tipos tradicionais de publicidade de mídia para uma maior publicidade online e mídia social", disse o analista Ivan Feinseth, da Tigress Financial Partners. "O Google continua a dominar tanto a pesquisa móvel quanto a de desktop", acrescentou.

As vendas globais subiram para US$ 31,1 bilhões, acima da estimativa média dos analistas de US$ 30,3 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S. Ainda assim, as margens de lucro operacional caíram para 22%, ante 27% um ano atrás.

As margens de lucro da Alphabet caíram nos últimos trimestres diante de maiores gastos em projetos de computação em nuvem e hardware na unidade central do Google, e apesar dos cortes de gastos em projetos não lucrativos conhecidos como "outras apostas".

No geral, o lucro trimestral de US$ 9,4 bilhões, ou US$ 13,33 por ação, acima das estimativas de US$ 6,56 bilhões, ou US$ 9,28 por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Cerca de US$ 3,4 do lucro por ação foram atribuídos a um novo método contábil para ganhos não realizados em investimentos da Alphabet em startups, como o Uber.

A receita de anúncios vendidos pelo Google aumentou à medida que os anunciantes buscaram espaços em seu mecanismo de pesquisa, no serviço de vídeo do YouTube e em milhões de aplicativos e sites parceiros.

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