Descrição de chapéu petrobras

Confederação diz que Petrobras mente sobre reajustes e critica proposta do governo

Para organização, custos da empresa decorrem de ineficiência e corrupção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CNT (Confederação Nacional dos Transportes) divulgou texto com duras críticas à política de reajustes de preços da Petrobras, afirmando que a estatal mente.

Segundo a confederação, a estatal pratica uma medida desproporcional ao basear seus preços nas cotações internacionais do petróleo, pois seus custos nas refinarias sáo internos, independentes do mercado internacional.

A CNT diz que transportadores não podem responder pela ineficiência da estatal e pelos escândalos de corrupção que ocorreram na empresa.

As declarações foram feitas em meio ao terceiro dia de greve de caminhoneiros que causa paralisação em estradas em todas as regiões do Brasil.

A confederação também criticou a proposta do governo de zerar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) do óleo diesel, afirmando que  a medida terá impacto irrisório no preço do combustível.

Segundo a CNT, A política de preços de combustível deve considerar as condições econômicas do Brasil. 

A organização diz que, em comparação a outros países que possuem perfil similar ao desenvolvimento econômico brasileiro, como Rússia e México, o preço do óleo diesel no Brasil é superior. 

Reclama também do momento em que a política de reajustes foi implantada, apontando que o setor de transportes ainda luta para se recuperar da crise financeira dos últimos anos.

A Petrobras não havia respondido à nota da CNT até a publicação deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.