Carga de energia do sistema elétrico deve ter alta de 4,3% em julho, diz ONS

Carga elétrica deve avançar 5,7% no Sudeste

São Paulo | Reuters

A carga de energia do sistema interligado deve avançar 4,3% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado, projetou nesta sexta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em relatório semanal, elevando previsão anterior de alta de 3,7%.

Segundo órgão do setor elétrico, a carga, que representa a soma do consumo com as perdas na rede, deve avançar 5,7% no principal centro consumidor, o Sudeste. Alta deve ocorrer nas demais regiões, com exceção do Norte, onde espera-se retração de 4,2%, em relação a julho passado.

As chuvas na região das hidrelétricas —principal fonte de geração do país— deve chegar a 71% da média histórica neste mês no Sudeste, onde estão os maiores reservatórios, contra 74% na previsão da semana anterior. No Nordeste, as expectativas foram mantidas estáveis, em 36% da média.

Com a mais carga e leve redução nas precipitações, o custo marginal previsto para a operação do sistema, que representa o custo da usina mais cara acionada para atender à demanda, subiu para em média R$ 588,30 por megawatts na semana, em comparação com R$ 543,75 na previsão da semana anterior.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.