Descrição de chapéu Agora

Escolha a melhor hora para se aposentar e eleve a renda

Adiar a data de pedir o benefício quase sempre resulta em vantagem, mas não compensa para todos

Clayton Castelani
São Paulo

Quem pede a aposentadoria ao INSS no momento errado pode estar abrindo mão de uma parte considerável da renda que irá receber até o fim da vida. Evitar esse prejuízo, porém, exige muita atenção às regras dos benefícios, que podem variar bastante conforme o perfil de cada trabalhador.

Solicitar a aposentadoria assim que as condições para isso são atingidas é uma atitude que só compensa para segurados cujas contribuições são, na maioria, baixas—resultando em um benefício de um salário mínimo, independentemente da duração do período em que ocorreram os recolhimentos— ou para aqueles que completam os requisitos com idades mais avançadas.

O trabalhador que sempre contribuiu com valores acima do piso salarial do país, porém, deve considerar adiar a aposentadoria até atingir os requisitos necessários para anular ou reduzir ao máximo o desconto do fator previdenciário, sendo o cálculo com a fórmula 85/95 o principal atalho para alcançar esse objetivo. Confira os detalhes ao lado.

Entretanto, atrasar a aposentadoria para ganhar mais não é uma receita que vai funcionar para todos os segurados. Em algumas situações, as condições para a aposentadoria são atingidas tão cedo que, com um benefício prejudicado pelo fator, o segurado receberá a renda por um período tão longo que compensará a desvantagem de um salário reduzido.

"Esta é a conta que recomendamos: quanto tempo leva para o segurado compensar o período em que a aposentadoria foi adiada", explica o advogado Luiz Veríssimo, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários).
 

ANTECIPAR BENEFÍCIO EXIGE ATENÇÃO

O trabalhador que fez as contas e, mesmo assim, decidiu se aposentar cedo precisará redobrar a atenção com as finanças pessoais.

Manter-se empregado e aplicar ao menos parte da aposentadoria em investimentos seguros a médio e longo prazos, como são alguns títulos do Tesouro Direito, é uma estratégia interessante para poupar para a velhice, quando os gastos com saúde costumam subir.
 

ANIVERSÁRIO E TABELA DO FATOR


Todo mês de dezembro, o INSS adota uma nova tabela do fator previdenciário, ajustando-a à expectativa de vida da população divulgada no mesmo período pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa alteração, na prática, vem anualmente aumentando o desconto na renda de quem se aposenta.

Para diminuir o impacto do fator, o segurado deve considerar a data de mudança da tabela. O prejuízo será menor para quem pedir o benefício até 30 de novembro.

Mas, ainda mais importante, é o aniversário do segurado. Aposentar-se logo após completar mais um ano de vida trará vantagem em relação ao pedido feito dias antes.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.