Sem citar investimento, Bolsonaro inaugura centro de indústria 4.0 com foco em 5G

Local fica integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sorocaba (SP)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro Marcos Pontes, de Ciência, Tecnologia e Inovações, inauguraram nesta sexta (25) em Sorocaba (SP) um centro para desenvolvimento e fomento a tecnologias 4.0 e internet 5G. Chamado de CET (Centro de Excelência em Tecnologia) 4.0, o local fica integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba.

​O modelo industrial 4.0 é baseado na automação, na robótica e na conectividade entre diferentes máquinas e sistemas.

O governo não disse quanto investiu no local, que também recebeu aporte do parlamentar Vitor Lippi (PSDB-SP). Ressaltou que a iniciativa vai criar postos de trabalho, sem especificar a projeção, e capacitar pessoas em tecnologias 4.0, além de servir como uma ponte de conexão com o setor industrial interessado em consultoria para adoção desse conceito.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante inauguração no Parque Tecnológico de Sorocaba, em São Paulo - Danilo Verpa - 25.jun.21/Folhapress

Segundo o MCTI, esse modelo de parceria para o desenvolvimento de tecnologias poderá ser replicado em indústrias, universidades, escolas técnicas e organizações.

A iniciativa faz parte do Plano Nacional de IoT (Internet das Coisas), promulgado em 2020, e da estratégia brasileira para a transformação digital —um conjunto de ações idealizado na gestão de Michel Temer para colocar o Estado como facilitador para a digitalização do setor produtivo.

Bolsonaro chegou ao local em pé, na porta de um carro, sem máscara. Ovacionado por apoiadores, entregou medalhas e tirou selfies com adolescentes ganhadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Ao falar com a imprensa, disse que a Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar a compra da vacina indiana Coxavin, defendeu o voto impresso para 2022, atacou jornalistas e voltou a falar sobre hidroxicloroquina, medicamento ineficaz para o tratamento da Covid-19, como apontado por pesquisas científicas.

O presidente também repetiu o discurso de que os governadores estrangularam a economia ao impor medidas de restrição social. "Muitos deixaram arrebentar a economia, deixando mais humildes em casa. Nós gastamos R$ 300 bilhões com auxílio emergencial, o que equivale a dez anos de Bolsa Família", afirmou. Ele não respondeu se ampliará o benefício.

Além de Bolsonaro e Marcos Pontes, estavam presentes os ministros Tereza Cristina (Agricultura), Fábio Faria (Comunicações) e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Eles também visitaram o Centro Universitário Facens, onde grupos pró e contra Bolsonaro se manifestavam. Houve um princípio de tumulto e a cavalaria da Polícia Militar interveio.​

Durante a cerimônia, Bolsonaro participou de uma demonstração em uma máquina agrícola guiada por satélite e internet 5G.

O leilão de frequência 5G da Anatel está previsto oficialmente para julho deste ano. "Até julho de 2022, todas as capitais do Brasil terão 5G", disse Faria. Segundo ele, a estimativa é que o edital seja votado nas próximas semanas para que o leilão seja realizado nos próximos meses.

A equipe de Faria viajou aos Estados Unidos no início deste mês para se reunir com empresas de tecnologia, entre elas fornecedoras de equipamentos 5G, e com o governo americano. Na ocasião, a pasta anunciou que o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) aprovou US$ 2 bilhões de crédito para o Brasil, com metade do recurso prevista para programas de inclusão digital.

O governo tem destacado o 5G uma alternativa para levar internet aos desassistidos de conexão (cerca de 40 milhões, embora as pessoas com acesso precário seja muito maior). Ainda não há, entretanto, uma garantia de que a tecnologia será priorizada em regiões remotas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.