SEC investiga Elon Musk pela forma como divulgou fatia no Twitter

Segundo especialistas, multa a bilionário pode chegar a centenas de milhares de dólares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nivedita Balu Sweta Singh
Washington e Bengaluru (Índia) | Reuters

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) está investigando a divulgação por Elon Musk de sua participação no Twitter no início de abril, segundo uma carta enviada pela agência ao bilionário.

No documento, agora tornado público, o regulador pergunta ao CEO da Tesla por que parecia que ele não tinha apresentado a documentação necessária dentro de dez dias após a aquisição.

Além disso, a SEC questionou o motivo pelo qual Musk, quando divulgou sua participação, tinha usado um formulário destinado a investidores passivos, ao mesmo tempo em que questionava abertamente as políticas do Twitter em relação à liberdade de expressão.

Elon Musk - Dado Ruvic - 28.abr.2022/Reuters

A SEC pediu ao CEO da Tesla que explicasse as razões pelas quais tinha optado por apresentar inicialmente um formulário de divulgação "13G", destinado a investidores que planejam manter suas ações de modo passivo, em vez de um formulário "13D", que é para investidores ativistas, ou seja, que pretendem influenciar a gestão e política da empresa.

Depois, Musk alterou o formulário. Logo após a divulgação inicial da participação foi oferecido a ele um assento no conselho do Twitter. Agora, ele está em processo de aquisição da empresa por meio de um acordo de US$ 44 bilhões (R$ 211 bilhões).

Os porta-vozes do bilionário não responderam a um pedido de comentário. A SEC também não comentou.

As consequências para Elon Musk são possíveis de prever. Segundo especialistas, as multas pelo passo em falso provavelmente chegariam a algumas centenas de milhares de dólares.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.