Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Banco Mundial estima que PIB da Ucrânia deve cair 35% com a guerra

Instituição alerta sobre destruição de indústria e terras agrícolas e diminuição da mão de obra no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

A economia da Ucrânia deve cair 35% neste ano em consequência da invasão da Rússia, estimou nesta terça-feira (4) o BM (Banco Mundial).

Os prejuízos serão a longo prazo devido à "destruição da capacidade industrial, danos a terras agrícolas e a diminuição da mão de obra, já que mais de 14 milhões de pessoas foram deslocadas", disse o BM em comunicado.

Para a reconstrução e recuperação econômica da Ucrânia serão necessários US$ 350 bilhões, "o que supõe mais de 1,5 vez o tamanho da economia ucraniana antes da guerra" e uma soma que não para de aumentar, estimou o BM em setembro.

Voluntário entrega pão para uma mulher idosa, que cobre a cabeça com um lenço
Moradora de Mariupol, no leste da Ucrânia, recebe pão durante um a ação humanitária - Chingis Kondarov - 4.abr.2022/Reuters

O efeito da guerra será sentido nos países da Europa e Ásia Central, para os quais o BM estima uma contração do PIB de cerca de 0,2% este ano.

O ano de 2023 não será melhor. O banco espera um crescimento de apenas 0,3% e "a atividade econômica continuará em queda".

"Os países mais afetados serão os que dependem moderada ou fortemente do gás importado, assim como os países muito conectados ao mercado energético europeu", insiste o BM, que destaca que "estes países devem estar preparados para enfrentar restrições de [fornecimento de] gás".

"A soma de crises, a guerra na Ucrânia, a pandemia e o aumento dos preços dos alimentos e a energia, é uma triste mensagem para que os Estados se preparem para enfrentar choques massivos e inesperados", afirmou em nota Anna Bjerde, vice-presidente do BM para a Europa e Ásia Central.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.