Descrição de chapéu Folhainvest

Ações de bancos se estabilizam após resgate do Credit Suisse

Há dúvida entre operadores e investidores se aumentos de juros do Fed chegaram ao fim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selena Li Tom Westbrook John Revill
Hong Kong, Singapura e Zurique | Reuters

Investidores voltavam cautelosamente a comprar ações de bancos nesta terça-feira (21), encorajados pelo resgate do Credit Suisse, com os preços dos ativos ensaiando recuperação na Europa e na Ásia em meio a preocupações persistentes sobre mais danos aos mercados de crédito e credores menores dos Estados Unidos.

Depois de dez dias tumultuados que culminaram na aquisição do Credit Suisse por seu rival UBS no valor de 3 bilhões de francos suíços (US$ 3,2 bilhões, R$ 16,7 bilhões), em estratégia desenhada pelos reguladores suíços, a atenção agora se volta para a reunião desta semana do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA).

A dúvida entre operadores e investidores é se os implacáveis aumentos de juros do banco central norte-americano, que alguns culpam por desencadear o maior colapso no setor bancário desde a crise financeira global, podem ter chegado ao fim.

Logo do Credit Suisse em prédio em Hong Kong, China - Lam Yik/Reuters

"A situação atual nos bancos regionais dos EUA e no Credit Suisse levantou preocupações sobre o risco de contágio", disse Grace Tam, consultora-chefe de investimentos para Hong Kong do BNP Paribas Wealth Management, acrescentando que o sentimento de curto prazo permanece volátil.

A necessidade de resgate do Credit Suisse, de 167 anos, foi desencadeada pelo colapso dos credores norte-americanos de médio porte SVB (Silicon Valley Bank) e Signature Bank, e investidores estão preocupados com possíveis bombas-relógio no sistema financeiro.

A Associação de Banqueiros da Suíça disse nesta terça-feira que a oferta de crédito no país não será restringida pelo colapso do Credit Suisse, acrescentando que está convencida de que o setor bancário suíço ainda tem um "futuro próspero".

"Desta vez, os principais bancos centrais têm reagido muito rapidamente para garantir a liquidez. As autoridades norte-americanas também estão estudando maneiras de garantir temporariamente todos os depósitos bancários se a crise bancária se expandir", disse Tam.

O choque repentino significa que os investidores agora aumentaram suas apostas de que o Fed fará uma pausa em seu ciclo de aperto monetário na quarta-feira (22). Dessa forma, tentará garantir a estabilidade financeira, embora operadores permaneçam divididos sobre se aumentará sua taxa básica de juros.

"A experiência de quase morte do setor bancário nas últimas duas semanas provavelmente tornará as autoridades do Fed mais comedidas em sua posição sobre o ritmo dos aumentos", disse o chefe de pesquisa cambial para o G10 do Standard Chartered, Steve Englander.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.