Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2010 - 13h37

Espanhóis defendem participação de construtoras brasileiras em trem de alta velocidade

Publicidade

GABRIEL BALDOCCHI
DE BRASÍLIA

O ministro de transportes espanhol, José Blanco, afirmou que se o país vencer a licitação para o trem de alta velocidade (TAV) vai incorporar construtoras brasileiras para a realização da obra.

O pronunciamento foi feito depois de reunião com o ministro dos Transporte, Paulo Sérgio Passos, nesta segunda-feira em Brasília. De acordo com a assessoria do ministério, o visitante está no país para conhecer os processos de licitação de infraestrutura do país.

Blanco defendeu que a Espanha tem boas condições de competir porque é um dos países com maior número de quilômetros em trens de alta velocidade do mundo. "Vamos tratar de fazer a melhor oferta para vencer", apontou.

O ministro se reunirá amanhã com bancos do país para discutir medidas de financiamento para obra. O trem de alta velocidade vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão inicial do governo era a de entregar o trem para a Copa do Mundo em 2014.

O projeto aguarda aprovação do TCU (Tribunal de Contas da União) para a publicação do edital e o próprio governo sinaliza que a construção de todo trajeto não deve ser possível até a Copa do Mundo.

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a obra percorrerá 519 quilômetros e exigirá R$ 34,6 bilhões em investimentos. Japão, Coreia do Sul, Itália e China também mostraram interesse na concorrência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página