Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2010 - 13h01

Recuperação global continua em pleno curso, diz diretor do FMI

Publicidade

DENYSE GODOY
DE SÃO PAULO

Apesar da atual crise na Europa, a recuperação global após as turbulências de 2008 e 2009 continua em pleno curso, na avaliação do diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn.

"Quando se olha para a situação geral e o comportamento das Bolsas, existe uma dúvida sobre a retomada. Mas, na realidade, a recuperação está acontecendo antes e mais rápido do que se esperava, o que pode ser verificado pelo desempenho da Ásia, que vem crescendo a um ritmo muito elevado, e também do Brasil", disse ele, após participar de seminário sobre o futuro da economia mundial realizado em São Paulo pela GloboNews.

Na opinião de Strauss-Kahn, o problema mais sério que o continente europeu precisa resolver diz respeito à sua capacidade de crescer acima das atuais taxas.

Para Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central brasileiro, é justamente esse tipo de questão, como as de governança local e global, que precisa ser enfrentada no longo prazo a fim de evitar novas crises. "De qualquer maneira, quando uma crise dessas proporções acontece no coração do mundo, não existe uma solução que seja menos dolorosa."

Os dois ressaltaram o bom momento do Brasil, mas alertaram sobre a necessidade de manter a cautela. "O Brasil está a salvo agora, mas nenhum país pode dizer que está livre para sempre de ter problemas", comentou Fraga. Para Strauss-Kahn, "o país tomou as decisões certas até agora, e não se espera que venha a cometer equívocos."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página