Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2010 - 17h43

Economia cresceu 3,6% no 1º trimestre, aponta índice do Itaú Unibanco

Publicidade

GIULIANA VALLONE
DE SÃO PAULO

A economia brasileira cresceu em ritmo forte no primeiro trimestre, aponta o PIB (Produto Interno Bruto) mensal calculado pelo Itaú Unibanco. De acordo com o indicador, a expansão foi de 3,6% nos três primeiros meses do ano, na comparação com o quarto trimestre de 2009.

As projeções do banco para a economia, que levam em conta outros indicadores além do dado do PIB mensal, apontam para ritmo levemente menor de alta, de 3%. Ainda assim, o aumento resultaria em um crescimento anualizado de 12%.

"Mas nós não estamos achando que vai continuar nesse ritmo ao longo do ano", afirmou Ilan Goldfajn, economista-chefe da instituição financeira.

Segundo as estimativas, o crescimento desaceleraria para algo em torno de 1% na comparação trimestre contra trimestre anterior, influenciado pelo fim dos estímulos fiscais dados pelo governo, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos e linha branca, em março.

Ainda assim, o crescimento neste ano será puxado pela demanda doméstica, de acordo com a equipe econômica do banco.

Nesse ritmo, a economia brasileira fecharia o ano em expansão de 7,5%. Goldfajn ressalta, porém, que esse ritmo de alta não é sustentável nos próximos anos e que a elevação do PIB deve desacelerar para 4,8% em 2011.

"A capacidade ociosa que havia na crise foi eliminada rapidamente. Se a economia mantiver esse ritmo [de 3% trimestralmente], os riscos inflacionários sobem muito", afirmou Aurélio Bicalho, economia do Itaú Unibanco.

Nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o PIB teve variação positiva entre 2% e 2,5% no primeiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Ele admitiu, no entanto, que já houve desaceleração no nível de atividade no segundo trimestre.

O governo prevê crescimento de 5,5% do PIB neste ano, de acordo com o Orçamento da União. O mercado, de acordo com a pesquisa Focus deste semana, projeta expansão de 6,46%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página