Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2010 - 13h05

Crise do euro e o plano de ajuste espanhol voltam à agenda da UE

Publicidade

da EFE, em Bruxelas

A instabilidade que atravessa a zona do euro e a aceleração do ajuste orçamentário na Espanha e Portugal voltam a centrar nesta semana a atenção dos ministros europeus de Finanças e as instituições da União Europeia.

Na segunda-feira, ocorre em Luxemburgo a reunião mensal dos ministros dos 16 países que compartilham o euro, sob a Presidência do primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker.

Após o Eurogrupo, os ministros se reunirão, pela segunda vez, no seio do comitê especial que coordena o presidente do Conselho Europeu, o belga Herman van Rompuy, no qual estão representados os 27 estados-membros e as instituições da UE, e cujo objetivo é reformar as regras da união econômica e monetária para prevenir a repetição de crise como a atual.

A partir das 15h no horário local (10h em Brasília), o Eurogrupo analisará com detalhe as medidas adicionais de ajuste tomadas na Espanha e Portugal, como exigiram os sócios europeus quando decidiram em 9 de maio estabelecer um mecanismo temporário de estabilização financeira, no valor de 750 bilhões de euros, para ajudar aos estados-membros com eventuais problemas de solvência.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página