Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2010 - 07h45

Bolsas da Ásia sobem após êxito de leilões de dívida na Europa

Publicidade

DA REUTERS, EM CINGAPURA

As Bolsas de Valores da Ásia subiram nesta quarta-feira, puxadas pelas ações de fabricantes de eletrônicos e de empresas relacionadas a matérias-primas, depois de leilões de dívida europeia terem êxito e animarem as expectativas para o crescimento global e os preços das commodities.

O cobre tinha o sétimo dia de alta, na maior sequência de ganhos desde pelo menos 1993, enquanto os preços do petróleo subiam pelo terceiro dia. Na Europa, leilões de dívida de Espanha, Irlanda e Bélgica viram forte demanda.

"O petróleo está basicamente se movendo com o mercado de ações e o mercado de ações está se movendo com o otimismo e o pessimismo sobre o euro", disse Keichi Sano, diretor-gerente de pesquisa do SCM Securities em Tóquio.

O índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico, exceto Japão, subia 0,92%, para 390 pontos, nesta manhã.

A Bolsa de Tóquio avançou 1,81%, para 10.067 pontos, fechando acima dos 10 mil pontos pela primeira vez em quase um mês.

"A venda especulativa em resposta às notícias negativas que estávamos vendo até agora pode ter tido uma parada, e a cobertura de posição vendida está aumentando", afirmou Masaru Hamasaki, estrategista sênior do Toyota Asset Management.

As fabricantes de eletrônicos foram o destaque de alta, com a Canon subindo 3,9% e a Kyocera, 2,5%, depois das grandes fabricantes de chips de Taiwan preverem aumento da demanda.

Em Seul, houve alta de 0,91%, para 1.705 pontos. Cingapura ganhou 1,02%, a 2.846 pontos.

A Bolsa de Sydeney teve variação positiva de 1,2%, a 4.558 pontos.

As Bolsas de Xangai, Hong Kong e Taiwan não operaram devido a feriados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página