Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2010 - 11h12

Milhares protestam em Taiwan contra acordo comercial com a China

Publicidade

DA REUTERS, EM TAIPEI

Dezenas de milhares de pessoas em Taiwan protestaram contra um acordo comercial com a rival China numa manifestação que não vai impedir seu governo de assinar o acordo que aumentará em aproximadamente US$ 100 milhões o intercâmbio comercial entre os países.

Apesar da forte chuva, os manifestantes foram às ruas para reclamar do presidente Ma Ying-jeou, que apoia uma aproximação com a China. Os manifestantes prometeram retirá-lo do poder nas próximas eleições caso ele continue com o acordo, que será assinado na terça-feira.

O porta-voz da Presidência Lo Chih-chiang disse que o mais forte elo entre os inimigos políticos nos últimos 60 anos não significa que Taiwan esteja se vendendo à China.

"Eles não se atrevem a se opor à ECFA", Lo disse, referindo-se à sigla que representa o acordo comercial com a China. "A oposição deles se volta contra a ideia de um mercado único chinês, que seria similar à União Europeia. Mas não temos isso com a China."

A multidão que se dirigiu ao palácio presidencial incluía líderes de oposição que tentavam ganhar destaque às vésperas de uma votação sobre o acordo no Parlamento no mês que vem em que a oposição tentará vetá-lo. Porém, o máximo que eles devem fazer é atrasar a implementação do acordo.

As manifestações foram organizadas pelo Partido Progressista Democrático, anti-China. Os líderes do partido querem tornar o ECFA um tema central às vésperas das eleições municipais, que são vistas como um termômetro do que acontecerá nas eleições parlamentares em 2012, dizem analistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página