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Copa reduz faturamento do comércio em São Paulo
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CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO
Sete em cada dez comerciantes de micro e pequeno portes disseram que o faturamento de seus estabelecimentos caiu na Copa (até as oitavas de final), segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo.
O levantamento foi feito em 30 de junho e 1º deste mês, com 121 donos e gerentes de bares, restaurantes, supermercados, padarias e lojas de vestuário da capital.
A queda no faturamento ocorreu, de acordo com 43% dos entrevistados, porque tiveram de fechar as portas durante as transmissões de jogos do Brasil e dispensar seus funcionários.
Outros 25% afirmaram ter aumentado estoques para se prepararem no caso de as vendas aumentarem.
"Quando o Brasil perdeu e deixou a Copa [nas quartas de final], a expectativa de vender foi afetada. A perda de otimismo atinge o consumo", diz Renato Meirelles, do instituto Data Popular.
Os estabelecimentos mais afetados, diz o levantamento, foram as lojas de roupas e acessórios -92% fecharam as portas durante os jogos do Brasil. Só 5% esperam faturar mais até o fim da Copa.
Já 88% das padarias permaneceram abertas e 58% esperam faturar mais até o fim do torneio.
"A pesquisa surpreende. A Copa, quando ocorre, é o terceiro evento mais importante para o comércio, só atrás de Natal e Dia das Mães", diz Sandra Turchi, superintendente da associação.
"Mas 23% dizem que seus lucros irão aumentar até terminar o torneio."
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