Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2010 - 08h38

Copa reduz faturamento do comércio em São Paulo

Publicidade

CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO

Sete em cada dez comerciantes de micro e pequeno portes disseram que o faturamento de seus estabelecimentos caiu na Copa (até as oitavas de final), segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo.

O levantamento foi feito em 30 de junho e 1º deste mês, com 121 donos e gerentes de bares, restaurantes, supermercados, padarias e lojas de vestuário da capital.

A queda no faturamento ocorreu, de acordo com 43% dos entrevistados, porque tiveram de fechar as portas durante as transmissões de jogos do Brasil e dispensar seus funcionários.

Outros 25% afirmaram ter aumentado estoques para se prepararem no caso de as vendas aumentarem.

"Quando o Brasil perdeu e deixou a Copa [nas quartas de final], a expectativa de vender foi afetada. A perda de otimismo atinge o consumo", diz Renato Meirelles, do instituto Data Popular.

Os estabelecimentos mais afetados, diz o levantamento, foram as lojas de roupas e acessórios -92% fecharam as portas durante os jogos do Brasil. Só 5% esperam faturar mais até o fim da Copa.

Já 88% das padarias permaneceram abertas e 58% esperam faturar mais até o fim do torneio.

"A pesquisa surpreende. A Copa, quando ocorre, é o terceiro evento mais importante para o comércio, só atrás de Natal e Dia das Mães", diz Sandra Turchi, superintendente da associação.

"Mas 23% dizem que seus lucros irão aumentar até terminar o torneio."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página