Publicidade
Publicidade
BM&FBovespa lança simulador para popularizar investimento
Publicidade
MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO
Em mais uma iniciativa para popularizar o investimento em ações no Brasil, a BM&FBovespa lançou nesta quinta-feira o SimulAção, um novo simulador do mercado acionário, que distribuirá prêmios para os primeiros colocados.
O objetivo é mostrar para os brasileiros que ainda estão fora da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) que comprar e vender ações não são operações complicadas.
A ferramenta tem funcionamento e aparência semelhante aos de home broker, instrumento que permite a negociação de ações on-line.
Os interessados em participar devem se cadastrar gratuitamente no site.
Depois disso, receberão R$ 100 mil virtuais para compor uma carteira de ações. É possível comprar virtualmente qualquer papel listado na Bovespa. Os valores de compra e venda são os mesmos praticados no pregão real. A cotação pode ser acompanhada no próprio SimulAção, com atraso de 15 minutos.
Os usuários do programa ficam sabendo também quais são os custos envolvidos nas suas operações de compra e venda de papéis. O simulador cobra valores de corretagem, emolumentos e custódia, a partir de taxas médias estabelecidas com base nos preços reais praticados pelo mercado.
Os participantes cujas carteiras acumularem a maior rentabilidade no ano ganharão prêmios. Na categoria geral, o primeiro colocado receberá R$ 5.000 em dinheiro para aplicar em ações, investimento que deverá ser mantido obrigatoriamente durante um ano.
A BM&FBovespa também premiará os primeiros colocados nas categorias universitário e mulheres, com objetivo de dar um estímulo extra a esses segmentos. Nesses casos, os primeiros colocados levam iPads, os segundo, iPhones e os terceiros, iPods.
Segundo Patrícia Quadros, gerente dos programas de popularização da BM&FBovespa, o SimulAção começou a ser desenvolvido no final de 2009, com tecnologia própria da empresa. O objetivo da BM&FBovespa é que o número de pessoas físicas que investem em ações aumente quase nove vezes em cinco anos, passando dos atuais 556 mil para 5 milhões.
A BM&FBovespa possui outros dois simuladores de investimento em ações, o FolhaInvest e o Uol Invest. Para simulação de investimentos em derivativos, a Bolsa oferece o programa Mercados Futuros. Existe também o simulador do Tesouro Direto para investimento em títulos públicos. Há mais de 800 mil usuários cadastrados nos quatro simuladores em todo o Brasil.
No FolhaInvest, o mais antigo dos simuladores, o campeão da disputa de 2010 vai receber de prêmio uma viagem de uma semana para a Costa do Sauipe, na Bahia, com todas as despesas pagas pela Fator Administração de Recursos.
Os vencedores das disputas mensais ganham uma passagem aérea de ida e volta para qualquer cidade brasileira atendida pela TAM, além de uma assinatura de três meses do sistema Enfoque Cotações Tempo Diferido.
Para participar do jogo, é preciso entrar no site folhainvest.folha.com.br e se cadastrar gratuitamente.
+ Notícias em Mercado
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- 'Eu Mexi no Seu Queijo' subverte a lógica da autoajuda
- Transforme seu pequeno negócio em uma 'micromultinacional'
- Empresas usam teorias ultrapassadas, diz autor; ouça
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Montadoras fazem feirão com descontos
- Manifestantes do Greenpeace encerram protesto no Maranhão
- Teles reagem a 'intervenção' do governo
- Brasileiro cofundador do Facebook diz que não gosta de exibir sua privacidade
- Veja os novos preços dos veículos após a redução do IPI
+ Comentadas
- Taxa de juros ao consumidor cai para 40,1% ao ano, diz BC
- Aviso prévio maior vale apenas para o empregado, diz governo
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV