Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2010 - 18h54

Petróleo sobe em NY e Londres puxado pela queda do dólar

Publicidade

DA FRANCE PRESSE
DA EFE

Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira em Nova York e em Londres, em um mercado puxado pelo retrocesso do dólar e por bons indicadores, principalmente na Europa.

Na Nymex (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês), o barril do tipo Texas ("light sweet crude") para entrega em setembro fechou a US$ 78,36, em alta de 1,78% em relação à quarta-feira.

No IntercontinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento subiu 2,01%, a US$ 77,59.

"O mercado petroleiro responde a um incremento generalizado do interesse pelos investimentos de risco", o que se traduz pelo enfraquecimento do dólar, disse Bart Melek, do BMO Capital Markets.

O retrocesso da moeda americana, com a qual se negociam as matérias-primas, sustentou amplamente os mercados, a exemplo do cobre, cujos preços decolaram.

A queda do dólar se explica também por uma série de indicadores favoráveis à zona Euro, que tranquilizaram os investidores sobre a demanda de petróleo.

O índice de confiança dos executivos de empresas e dos consumidores da zona do euro atingiu em julho seu nível mais alto em 27 meses, apesar dos problemas da dívida soberana. Na Alemanha, os dados revelam um mercado de trabalho sólido.

"Após os testes de resistência mostrarem que os bancos europeus não estão em situação tão débil como alguns pensavam, há uma distensão gradual no mercado", explicou Bart Melek.

Os resultados trimestrais das empresas publicados em todo o mundo também representaram um fator de apoio, já que a maioria reportou lucro e volume de negócios sólidos.

"As empresas estão melhor e há esperança de que isto se traduza com novos empregos e crescimento", disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página